Imagem e Texto: Victória Oliveira
Itabirito passou a contar oficialmente com um novo espaço dedicado à inovação, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico. Na última quarta-feira( 21) foi inaugurado o Estação Futuro – Hub Itabirito, iniciativa idealizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de fortalecer a cidade como um polo de articulação entre ideias, projetos e soluções que impactam positivamente o futuro do município e da região.
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades municipais, representantes de empresas parceiras e membros da comunidade. Estiveram presentes o prefeito Dr. Hélio da Mata, o vice-prefeito Raphael Rondow, o chefe de gabinete Orlando Caldeira, vereadores e secretários municipais, com destaque para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato, além de representantes das empresas apoiadoras, como a Herculano Mineração e a Vale S.A.
De forma prática, um hub de inovação é um ambiente criado para conectar pessoas, ideias e tecnologias, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de projetos colaborativos. No Estação Futuro, empresas, startups, governo, instituições de ensino, empreendedores e a comunidade poderão usufruir do mesmo espaço. Localizado na Praça Dr. Guilherme, nº 169, o hub ocupa os 5º, 6º e 7º andares do prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
O espaço conta com cinco salas de reuniões privativas, um coworking (espaço de trabalho compartilhado) utilizado também para capacitações, área de convivência e rooftop, oferecendo uma estrutura ampla para reuniões, eventos, treinamentos e desenvolvimento de negócios. A gestão do Estação Futuro é realizada pelo IEBT Innovation, consultoria especializada em Inovação Corporativa e Transformação Digital.
Desenvolvimento econômico e articulação de forças locais
Durante a inauguração, o prefeito Dr. Hélio da Mata destacou o papel estratégico do Estação Futuro para o fortalecimento da economia local. Segundo ele, o espaço é único ao conseguir reunir, em um mesmo local, a comunidade, empreendedores, universidades e investidores. “Poucas cidades dispõem de uma infraestrutura como essa para congregar todas essas forças. E essa união é fundamental para fortalecer a cadeia produtiva econômica do município, criando um ambiente favorável para novos negócios e para um desenvolvimento econômico sustentável”, afirmou.
O chefe de gabinete Orlando Caldeira reforçou essa visão em conversa com O Liberal ao destacar que o projeto vem sendo idealizado há alguns anos e inspirado, inclusive, em experiências internacionais. “Vimos espaços como esse em Portugal, onde há a congregação de ideias, valores, desenvolvimento de startups e novos negócios. Trouxemos essa experiência para Itabirito e hoje temos certeza de que será de grande valia para o crescimento e a diversificação econômica do município”, revelou.

Inovação para grandes empresas e novos desafios produtivos
Além de fomentar novos negócios, o Estação Futuro também se apresenta como um espaço estratégico para grandes empresas, especialmente na busca por soluções inovadoras para desafios produtivos e ambientais. Representando a Herculano Mineração, o diretor Gilmar Vieira compartilhou a expectativa da empresa em participar ativamente das iniciativas do hub.
“Hoje temos uma grande planta instalada em Itabirito e muitos desafios ligados à tecnologia, automação e à redução de resíduos, que são comuns na mineração. A ideia é trazer esses desafios para o hub, apoiar boas ideias e desenvolver soluções que possam ser colocadas em prática. Queremos transformar a mineração e buscar formas de fazer diferente, com mais inovação e sustentabilidade”, afirmou.
Segundo ele, a proximidade do hub com a unidade da empresa facilita essa troca e abre espaço para que ideias desenvolvidas localmente possam ganhar escala e aplicação real.

Um espaço pensado também para juventudes e pequenos empreendedores
É importante esclarecer, contudo, que a Estação Futuro não se limita ao universo das grandes empresas. O espaço foi pensado também para jovens profissionais, estudantes, pequenos empreendedores, microempreendedores e pessoas que ainda estão dando os primeiros passos no mundo dos negócios e da inovação, em geral.
Em entrevista, o vice-prefeito Raphael Rondow reforçou a importância do hub especialmente para as juventudes de Itabirito, destacando o plural do termo. “Esse espaço é muito importante para todas as juventudes da cidade: tanto para quem já é empresário quanto para quem sonha em empreender, seja como microempreendedor ou à frente de grandes projetos. Também para quem tem ideias de inovação e quer propor soluções. Essa é uma resposta efetiva do poder público para que vocês se sintam parte dessa história”, ressaltou, convidando a população a conhecer e ocupar o espaço.
O Estação Futuro é aberto à comunidade, e as salas podem ser utilizadas mediante reserva. As solicitações devem ser feitas com no mínimo 48 horas de antecedência e passam por avaliação de disponibilidade, de acordo com as informações preenchidas. A confirmação da reserva é enviada por e-mail em até 24 horas.
Com a inauguração do Estação Futuro, Itabirito passa a contar com um ambiente permanente de articulação, colaboração e propósito, fortalecendo o ecossistema de inovação local e criando novas oportunidades para quem também acredita que o futuro se constrói de forma coletiva.