No último dia 1º, a equipe da Espn Brasil esteve em Itabirito para fazer um programa especial em reconhecimento ao trabalho, trajetória e história de vida do ilustre morador de Itabirito, Telê Santana. “Para mim, é uma grande satisfação voltar a Itabirito para realizar este trabalho, há 13 anos estive na cidade fazendo o mesmo documentário, só que o nosso Telê estava vivo e participou comigo de cada passo da gravação”, ressalta o repórter Roberto Salim.
A equipe de TV circulou pela cidade durante todo o dia, entrevistando moradores e pesquisando a história da cidade e de Telê. “Decidimos repetir os mesmos passos do antigo documentário, vamos mesclar imagens antigas com as atuais para mostrar ao público a importância da história de vida desse grande mestre que marcou a minha geração”, afirma o repórter.
Para mesclar a antiga filmagem com a Itabirito atual, os repórteres enfocaram a joia gastronômica de Itabirito, o pastel de angu, que Telê Santana apresentou ao público como um de seus pratos preferidos. Ilustrando esse capítulo, a cozinheira Valéria Ferreira Silva de Oliveira, que é conhecida por fazer pastel de angu desde seus 13 anos, fez uma participação especial na homenagem, mostrando como a iguaria de Itabirito é feita. “Eu aprendi a fazer o pastel de angu muito pequena, isso marca a minha história. Estou muito feliz em participar dessa homenagem, pois é muito importante para a cidade ter pessoas como o Telê”, conta a itabiritense.
Para finalizar o trecho do documentário que foi gravado em Itabirito, a equipe provou o pastel de angu e contou ter entendido o porquê de Telê Santana adorar tanto a iguaria. “O pastel é inesquecível”, destaca Roberto Salim. O documentário ainda contará com a participação da mulher e do filho do ex-jogador.
Homenagem
Em 26 de julho de 2011, Telê Santana completaria 80 anos. A data motivou o documentário e é um momento marcante da história de Itabirito. “Telê Santana, filho ilustre da cidade, projetou nossa cidade no cenário mundial, como atleta, como treinador de clubes como o Atlântico, Fluminense, São Paulo e principalmente da Seleção Brasileira”, esclarece Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo.
O documentário será exibido dia 30 de julho, às 21h. Outras informações acesse www.espn.com.br.