Em celebração ao Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae, promoveu nessa quarta-feira, dia 20 de agosto, o evento de abertura do projeto Sebrae Delas 2025. A iniciativa aconteceu na Casa de Cultura Maestro Dungas.
Com mais de 170 empreendedoras inscritas, o encontro apresentou os pilares do projeto, que busca fortalecer o protagonismo das mulheres nos negócios a partir da inteligência, sensibilização, capacitação, articulação e formação de redes.
Palestra motivacional
Durante o evento, a empreendedora Daniela Lima, conhecida como Nega Lora, compartilhou sua trajetória e as experiências no ramo de acessórios. A palestra abordou temas como autonomia financeira e fortalecimento feminino no mercado.
“Fico muito feliz em ser inspiração para outras empreendedoras. Hoje vemos muito mais mulheres negras empreendendo, e a maioria inicia por necessidade. Transformamos essa necessidade em oportunidade”, destacou a empreendedora.
Fortalecimento do empreendedorismo feminino
O projeto contempla ações de promoção da equidade de gênero, desenvolvimento de competências socioemocionais e empresariais, além de fomento ao ambiente de negócios por meio da criação de redes de apoio entre mulheres empreendedoras.
“Gostei muito do projeto, achei bem inovador. Itabirito está precisando de programas assim, principalmente os que incentivem mulheres a empreender. Ainda não sou empreendedora, mas a partir de hoje dei um start. Foi bastante inspirador”, ressaltou Márcia Maria de Souza, de 44 anos.
Sebrae Delas
A realização do projeto conta com parcerias do Sebrae, Sala Mineira do Empreendedor, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), Central Única das Favelas (Cufa – Itabirito) e da Associação Comercial e Empresarial de Itabirito (ACE).
“Proporcionar capacitações, redes de apoio e acesso à informação é fundamental para ampliar as oportunidades para as mulheres no mundo dos negócios. Nesta edição, vamos seguir investindo em ações que garantam mais autonomia econômica e protagonismo às mulheres”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Nonato.