Evento, que mescla popular e erudito, acontece no Acuruí, distrito de Itabirito
Acontece no dia 24 de maio o primeiro ato do Festival Uaimií no Acuruí, distrito de Itabirito. O evento terá apresentação do grupo de choro Deitando o Cabelo, com participação de Erika Curtiss, no Restaurante Catana da Serra, a partir de 13h, com entrada gratuita. Evento ainda terá medidas de acessibilidade, como intérprete de libras e monitora especialista para adequar o conteúdo e acompanhar pessoas que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações aos conteúdos.
Uaimií significa nascente do Rio das Velhas, em tupi-guarani. Normando Siqueira, idealizador do projeto, explica que um dos objetivos do evento é demonstrar a importância de cuidar do Rio das Velhas. “Teremos medidas para reduzir o impacto do evento no meio ambiente, como eco copos e coleta seletiva”, explica. O evento ainda terá gastronomia e cervejas especiais.
O evento será realizado em quatro datas, entre maio e agosto de 2025, com apresentações de bandas de música instrumental, coral, orquestra e banda civil. De acordo com Gilson Antunes, um dos coordenadores do evento, o Festival Uaimií tem o compromisso de fortalecer a apreciação pela música de concerto e incentivar o desenvolvimento cultural. “Acreditamos que a formação de público é um trabalho de médio e longo prazo, e passa por experiências significativas com a música ao vivo, com a escuta ativa e com o contato direto com os artistas e seus processos criativos”, explica.
Gilson de Deus, supervisor socioambiental da Ferro Puro Mineração, reforça a importância do apoio ao projeto: “O Grupo Avante e a Ferro Puro Mineração sabem da importância do papel da empresa em apoiar empreendedores e atividades que potencializam o turismo e fortaleçam a cultura local. O Festival Uaimií atua em todas essas frentes, contribuindo com a economia da região e proporcionando um momento de bem-estar para a comunidade. Estamos felizes em contribuir para a realização deste evento e certos de que ele está alinhado ao propósito da nossa empresa, de cuidar de todas as vidas”.
Idealizado pela Uaimií Produções em co-produção com a Holofote Cultural, o Festival Uaimií tem patrocínio master do Grupo Avante, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Prefeitura de Itabirito e Associação de Moradores do Acuruí e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
Grupo Avante
O Grupo Avante possui sete anos de história e é composto pelas empresas Ferro Puro Mineração, GSM Mineração, CDB Logística e CDA Logística. Juntas, atuam para a produção de três produtos essenciais para a vida das pessoas: os minérios Sinter Feed, Hematitinha e granulado. O processamento do minério de ferro é feito sem explosivos e a seco, por isso, não há formação de barragens.
A atuação do Grupo está baseada em quatro pilares de sustentação: Pessoas, Segurança, Meio Ambiente e Comunidade. Todos são vividos, diariamente, por meio da execução de iniciativas próprias que visam contribuir com o desenvolvimento territorial, a capacitação de organizações sociais, a sensibilização e educação ambiental, a realização de doações e apoios locais, e o patrocínio a projetos incentivados nas áreas da Cultura e Esporte nas áreas de atuação do Grupo Avante.
Em 2023, para consolidar sua atuação responsável, o Grupo criou o Programa Avante de Sustentabilidade – PAS, com o objetivo de contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Conheça mais em:
Site: www.grupoavante.com.br
Instagram: @ferropuromineracao | @gsmmineracao
Serviço
Festival Uaimií – Primeiro Ato
Data e horário: 24 de maio, às 13h
Local: Restaurante Catana da Serra – Asfalto Capanema, km 14 – Vale do Catana, Itabirito – MG
Haverá intérprete de libras e monitor PCD
Entrada gratuita