Expectativa é transformar autarquia em empresa privada
Atendendo ao pedido dos vereadores da Câmara de Itabirito, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Wagner Melillo, compareceu a reunião da segunda-feira (13) para fazer um balanço das atividades da autarquia na cidade. Wagner falou de contratações, concurso público, falta de água e tratamento do esgoto.
O vereador Ricardo Oliveira (PPS) questionou sobre a previsão de concurso público para a autarquia. Wagner expôs as mudanças que o SAAE passa e que precisa ajustar até promover contratações. O diretor ainda afirmou que assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público, para que, até março do ano que vem seja apresentado um programa de concursos. “Antes temos que resolver muita coisa. Se fizer concurso público agora, inviabiliza a proposta de transformar o SAAE em empresa privada, que passa a ser contrato celetista”, explicou. “Estamos ainda implantando um certificado de qualidade, a ISO 90012015, o que demanda tempo e muita gente, além do plano de carreira”, complementou o diretor.
Em sua participação, Wagner ainda pontuou o período de seca e a importância das pessoas terem conscientização no uso racional da água. Ele destacou que é um período que afeta todo o país. “As nascentes estão secando no Brasil inteiro, principalmente no sudeste. Pode ser sim que haja alguma contribuição em um caso isolado, mas estamos passando pela maior seca dos últimos 100 anos”, ressaltou.
Sobre o tratamento de esgoto, o diretor enfatizou que em 70% da cidade já é coletado o esgoto e que a expectativa é chegar a 90% ainda esse ano.
Na ocasião ele convidou os vereadores a conhecer o plano de saneamento básico e o funcionamento da autarquia. “Às vezes a gente vem aqui falar, mas não tem a ampla visão, não tem como expressar a realidade nossa”.
Ainda na reunião os edis aprovaram a redação final da Resolução 15/2017, que concede Kits de Natal aos servidores da Câmara Municipal. Os vereadores não fizeram uso da palavra livre.