O Liberal
Itabirito
2 min

Dia de Campo reúne mais de 100 participantes no distrito de Acuruí

Dia de Campo reúne mais de 100 participantes no distrito de Acuruí

Ao longo de três estações, foram discutidos temas como energias sustentáveis e relação entre homem e natureza

Mais de 100 pessoas participaram no sábado, dia 12 de agosto, do Dia de Campo. O evento foi realizado pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com IMA, Emater-MG e a empresa Sinergia. Com a presença do prefeito Alex Salvador, as atividades aconteceram no Sítio Riacho Raso, no distrito de Acuruí.

“O Dia de Campo é um momento de contato com os produtores, com a família rural, difundindo metodologias e tecnologias para o campo. É também uma oportunidade para eles trocarem experiências, discutirem ideias. Neste ano, tratamos da energia fotovoltaica por meio da utilização do Sol”, destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Avelar.

Sustentabilidade e energia fotovoltaica

A programação teve três estações. Na primeira, o coordenador regional da Emater-MG, Marcos Eugênio Sampaio Rodrigues, falou sobre a relação entre o homem e a natureza sob a perspectiva de sustentabilidade e gestão de recursos.

Na segunda, o tema foi a energia fotovoltaica. O engenheiro eletricista Jorge Edim explicou o funcionamento do sistema que gera energia por meio de placas solares. Proprietário do Sítio Riacho Raso, Jorge Raso apresentou o projeto instalado com sucesso no local. “Nós estamos rindo à toa, muito satisfeitos”, afirmou, mostrando contas de luz para comprovar a redução dos gastos.

Na terceira, o gerente da agência do Banco do Brasil em Itabirito, Flávio Cruz, deu detalhes das alternativas de crédito oferecidas pelo banco para aquisição do sistema fotovoltaico nas propriedades rurais.

Metodologia garante elogios a Itabirito

O Dia de Campo foi exaltado pelos participantes. “É um projeto altamente inovador, positivo. Sou fã da administração municipal de Itabirito. Aqui é um celeiro de novas iniciativas, de preservação, alternativas de recursos”, disse Ari Barreto. “Achei muito interessante. A intenção é levar essa energia sustentável para a nossa propriedade”, emendou o belorizontino Júlio Laender, proprietário rural em Teófilo Otoni.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni