A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na sexta-feira, dia 8 de novembro, o Dia D de Combate à Dengue. Foram realizadas salas de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre o tema e blitz de conscientização no Complexo Turístico da Estação.
Agentes de Endemias e servidores da Vigilância em Saúde (Visa) visitaram as UBS logo nas primeiras horas do dia e aproveitaram para conscientizar pacientes que aguardavam por atendimento com informações, panfletos e teatro.
À tarde, os agentes e servidores realizaram blitz de conscientização e panfletagem na parada obrigatória do semáforo da Praça da Estação. Durante as abordagens aos motoristas e pedestres, foram reforçados os cuidados rotineiros para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue, Zika e chikungunya.
Estamos em época de alerta para as doenças provocadas pelo Aedes aegypti. Ele se adaptou às mudanças climáticas e precisamos estar ainda mais atentos. O esforço de cada cidadão aliado aos esforços do poder público faz a diferença no combate ao mosquito e na redução do número de casos das doenças provocadas por ele”, destacou a coordenadora técnica da Vigilância Ambiental, Thais Guimarães.
Cuidados básicos
Os cuidados diários com a limpeza de locais e recipientes que acumulam água e se tornam potenciais criadouros são a estratégia mais eficaz no combate ao mosquito. Entre os cuidados rotineiros está: limpeza de calhas, piscinas, caixas d’água, fontes, bebedouros de animais, bandejas de ar-condicionado e geladeira; eliminação de água dos pratos de plantas; higiene de ralos e vasos sanitários, entre outros.
O poder público realiza a coleta de lixo, mutirões para coleta de materiais que podem se tornar criadouros do mosquito e outras ações diversas para combatê-lo, reduzindo a incidência de doenças provocadas pelo Aedes aegypti.