Procon de Itabirito divulga dicas para uma compra consciente no período
A Black Friday acontece na próxima sexta-feira, 25 de novembro. E para quem está pensando em aproveitar a data para fazer compras online ou presenciais, é bom estar atento a algumas dicas para que o investimento não se transforme em uma dor de cabeça. Apesar de ser um evento originário dos Estados Unidos, a Black Friday deve seguir a legislação brasileira. Portanto, todos os direitos definidos no Código de Defesa do Consumidor são válidos também para este período.
De acordo com dados do Procon Itabirito, o número de reclamações no período pós Black Friday é consideravelmente superior ao resto do ano. A maior parte é referente a não entrega do produto comprado. Por isso, de acordo com a gestora de ações de Defesa do Consumidor, Danielle Resende, a principal dica é que o consumidor pesquise a credibilidade do site antes de efetivar a compra, principalmente se o preço estiver muito abaixo da média. “Muitas pessoas fazem compras sem verificar a confiabilidade do site e caem no golpe de estelionatários. Desta forma, não conseguem receber o produto nem o ressarcimento do dinheiro”, explica.
Outro ponto que o consumidor deve pesquisar é se o preço realmente está abaixo do mercado, ou se foi maquiado, e se o desconto está sendo ofertado por algum defeito do produto. Neste caso, a funcionalidade do item não pode ser comprometida. Além disso, o consumidor que fizer a compra de forma online pode cancelar a compra em até sete dias após o recebimento, mesmo que o produto não apresente defeito, ou caso a entrega não seja feita dentro do prazo.
A cartilha com todas as dicas do Procon Itabirito estão disponíveis no portal da Prefeitura. Para mais informações, consulte a lista de sites não recomendados para compras disponível na página da Fundação Procon de São Paulo, no endereço procon.sp.gov.br