Para comemorar os cinco anos de existência da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, no último dia 03, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), promoveu uma palestra com o tema “Quem bate na mulher machuca a família inteira”. “Decidimos realizar esse evento, porque atendemos, com bastante frequência, casos de violência contra a mulher. Essa palestra mostra onde elas podem procurar ajuda e ainda conhecer a Lei que traz benefícios para elas”, esclarece Maria Helena Paranhos, funcionária do Creas.
Cerca de 60 pessoas estiveram na Casa de Cultura Maestro Dungas para assistir a apresentação do assessor jurídico do Creas, Alexandre Sampaio, que explicou como surgiu a Lei Maria da Penha, como ela pode ser usada e onde as pessoas devem procurar ajuda. “No município, temos cinco pessoas detidas por causa da Lei. O importante é explicar que esse tipo de agressão não precisa ser escondida e sim denunciada”, ressalta a funcionária do Creas, que é conhecida como Tia Lelena.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Cynthia Couto Esteves, a secretaria está buscando alternativas para ajudar na conscientização e prevenção da violência contra a mulher. “O Creas oferece uma equipe técnica que disponibiliza um serviço de orientação e acompanhamento para as pessoas vítimas de violência e que tenham seus direitos violados. Estaremos dispostos a ajudar essas pessoas que tanto precisam de nós”, finaliza a secretária. Vale ressaltar que as denúncias de violência devem ser feitas pelo número 190.