A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, leva a vacinação contra gripe para servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Guarda e Brigada municipais, como também para funcionários do Hospital São Vicente de Paulo e do Samu, que fazem parte dos grupos prioritários. Nos primeiros dois dias de ação, foram vacinadas mais de 320 pessoas.
A vacina contra gripe colabora para a redução de sintomas e previne contra o surgimento de complicações decorrentes da doença. “A vacinação evita a sobrecarga dos serviços de saúde no município e colabora para que a população em frente a doença de forma segura”, destacou a secretária de Saúde, Cleusa de Lourdes Claudino.
Vacinação gratuita
A vacina contra gripe é ofertada gratuitamente e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. No ato da vacinação, é necessário apresentar cartão de vacina e documento com foto.
Os grupos prioritários em 2025 são: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; idosos a partir de 60 anos; trabalhadores de saúde; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários de sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, entre 12 e 21 anos.