Nova lei propõe ações educativas e de prevenção. Imagem: Freepik
Por: Victória Oliveira
A nova lei instituída recentemente no município, define oficialmente a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Burnout em Itabirito. Com foco na promoção da saúde mental e no combate ao esgotamento profissional, as ações vão acontecer na segunda semana de setembro.
De autoria do vereador Pastor Anderson do Sou Notícia (PL), a iniciativa tem como objetivo ampliar o debate sobre os impactos do estresse crônico no ambiente de trabalho, além de incentivar o diagnóstico precoce, a prevenção e o acesso ao cuidado integral pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS).
Reconhecida oficialmente como uma condição ocupacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 2022, a síndrome de burnout é um distúrbio psíquico causado por estresse crônico no ambiente de trabalho. Ela é caracterizada por sintomas como exaustão extrema, falta de energia, desmotivação, irritabilidade e queda no desempenho profissional, além dos problemas físicos, como insônia, dores musculares, distúrbios gastrointestinais e queda na imunidade.
“A implementação desta semana visa melhorar a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores e da população de modo geral, beneficiando também o sistema público de saúde e a qualidade dos serviços prestados no município”, afirmou o vereador Pastor Anderson (PL).
A ausência de diagnóstico e tratamento adequados pode levar a quadros de ansiedade, depressão e até afastamento do trabalho, por isso a campanha deverá envolver as secretarias municipais de Saúde, Educação e Administração. Durante a Semana de Conscientização, deverão ser promovidas ações educativas, palestras, rodas de conversa, campanhas informativas e atendimentos voltados à saúde do trabalhador.
A Lei também estabelece que as despesas para a execução das atividades correrão por conta das dotações orçamentárias dos órgãos envolvidos, podendo ser suplementadas se necessário.
Embora a prevenção à Síndrome de Burnout costume ser associada ao mês de janeiro, período marcado pela campanha nacional Janeiro Branco, voltada à saúde mental, a escolha pelo mês de setembro, no município de Itabirito, se aproxima também das discussões e ações do já conhecido Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.