Ação faz parte do Programa de Incentivo à Leitura em parceria com as escolas
A Biblioteca Pública Professor Diaulas de Azevedo realizou, no dia 8 de junho, o Cine Livro. Nesta edição, os alunos do 8º e 9° ano do Centro Educação Municipal de Itabirito (Cemi) foram convidados para embarcarem no mundo literário e cinematográfico.
Durante o encontro, a obra “Ana e Pedro”, dos autores Ronald Claver e Vivina de Assis Viana, foi trabalhada com os alunos. O livro foi escolhido por abordar uma narrativa diferente, que utiliza de cartas para tecer a trama. Assim, o gênero textual carta foi o carro chefe da atividade, que englobou leitura do livro, apresentação do gênero textual, exposição de livros e cartas sobre a história da cidade, além de exibição de um curta-metragem. Para a diretora da Biblioteca Pública, Mariza Barros, “o Cine Livro, ação que faz parte do Programa de Incentivo à Leitura, atua em uma nova perspectiva que visa promover a leitura por meio de outros estímulos, como a história e o audiovisual. Com ações como essas, a Biblioteca mostra o outro lado da leitura, que é o lazer”.
Além de trabalhar o gênero textual, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a história de Itabirito, por meio de cartas históricas preservadas no Arquivo Público Municipal. A historiadora que conduziu esta parte da atividade, Thaís Junqueira, fala sobre a importância da ação integrada. “As atividades de educação patrimonial são ferramentas necessárias para o entendimento e valorização da nossa história. Esta ação integrada entre a Divisão de Memória e Patrimônio e a Biblioteca permite que as crianças e adolescentes aprendam de maneira horizontal e construam cada vez mais o gosto pela leitura, aliado às noções sociais e históricas”.
Para Laura Luisa Nascimento, aluna do 8º ano, a experiência foi marcante. “É muito bom quando acontecem esses eventos fora da sala de aula. Isso nos permite conhecer outros espaços, muitas vezes não explorados por nós. Sem contar que é prazeroso desenvolver a leitura dessa forma, com coisas novas”.