As fortes chuvas nos últimos dias em Minas Gerais já causaram grandes danos e até mesmo mortes em algumas cidades mineiras. Em Itabirito, na quarta-feira (14) o nível do rio subiu durante a madrugada e diversos pontos da cidade ficaram alagados.
A área central foi a mais atingida. O estacionamento do Supermercado Farid, do Banco Bradesco e próximo ao Pomar da Serra e da Praça dos Imigrantes tiveram inundações. Os bairros São Geraldo e Santa Efigênia também tiveram pontos críticos. O rio chegou a subir 3,80m, e em apenas um único ponto, no bairro São Geraldo, chegou a transbordar 20 cm. De acordo com a Defesa Civil, a maioria dos casos de alagamento da cidade têm a ver com o retorno das águas vindas da rede pluvial ou do esgoto e não com o transbordamento do rio. Houve ainda queda parcial de estradas rurais, como a de acesso ao Cabral. Não há famílias desabrigadas.
O nível do Rio Itabirito já baixou e a Defesa Civil garantiu que mesmo assim continua em alerta com as chuvas dos próximos dias. “A situação está normalizada dentro do esperado, mas os bombeiros e secretários estão em alerta e de sobreaviso para qualquer eventualidade”, destaca a coordenadora da Defesa Civil, Rosanna Sousa, que ainda reforçou que a equipe continua com monitoramento de hora em hora e acompanhamento das previsões.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, deve chover no final de semana e também na segunda.
Boatos
Em nota, a Defesa Civil desmentiu os boatos de mensagens que circulam nas redes sociais com informações sobre a criticidade do período chuvoso colocando a população sob iminente pressão.
O órgão destaca que as “notas oficiais são emitidas pelos órgãos cabíveis (Simge, Órgãos de monitoramento meteorológico, Defesa Civil). Até o presente momento não foi emitido Estado de Alerta em nossa cidade, o que não descarta a necessidade de constante monitoramento devido ao volume de chuva nos próximos dias”.
Em caso de perigo, chame a Defesa Civil 3561-7433, Corpo de Bombeiros 199 ou a Policia Militar 190.