Em nove lições, 590 alunos das escolas municipais Laura Queiroz, Ana Amélia Queiroz, Natália Donada Melillo, Guilherme Hallais França, José Ferreira Bastos e Manoel Salvador de Oliveira aprenderam sobre os malefícios causados pelas drogas e pela violência, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, oferecido pelo 52º Batalhão da Polícia Militar, com o apoio da Prefeitura de Itabirito.
A entrega dos certificados aconteceu no Anfiteatro do Parque Ecológico, na presença dos secretários de Educação, Ricardo Francisco, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marina Sardinha; e do Capitão da Polícia Militar, Joílson Fernandes Bittencourt. “Em nome do Prefeito Manoel da Mota, tenho que parabenizar esse belíssimo projeto. Saio daqui muito feliz por ver uma cerimônia tão bonita e organizada”, disse Ricardo Francisco.
O Proerd é um programa de caráter social e preventivo, que envolve todos os estados do Brasil, desenvolvido por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. O objetivo do Proerd é envolver a polícia, escola, família e a comunidade na problemática das drogas e da violência, além de desenvolver uma ação pedagógica de prevenção ao uso indevido de drogas e a prática da violência nas escolas. “Eu acho que valeu muito a pena. Que isso seja mais que um diploma para minha filha, que seja uma experiência para toda a vida”, avaliou Rita de Cássia, mãe da estudante Paula, de 10 anos.
Desde 2003, o cabo Marco Aurélio Rodrigues Pereira ensina as lições aos alunos de Itabirito. “A importância do projeto está em atuar no campo preventivo. A prevenção é o melhor remédio”, afirma. Ao serem inseridos no programa, os alunos recebem o livro do estudante Proerd e, durante dez encontros, uma vez por semana, eles recebem as orientações em sala de aula. “A polícia, a escola e a família são fundamentais. Assimilem o conhecimento e levem-no para a vida. Disseminem o que vocês aprenderam”, encerrou o Capitão Joílson.