O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
4 min

Carnaval de Itabirito 2026 reúne programação diversa e prioriza atrações locais em seis dias de festa

Carnaval de Itabirito 2026 reúne programação diversa e prioriza atrações locais em seis dias de festa

Imagem: Prefeitura de Itabirito (CARNAVAL 2026)/ Victória Oliveira

De quarta-feira (11) até terça-feira (17), Itabirito promete se transformar em um grande palco de celebração, com uma programação que vai das tradicionais marchinhas ao axé, passando pelo samba e pelo funk, com a participação de blocos sonorizados. Ao todo, o “Meu Carnaval” contará com mais de 30 blocos, oito DJs e 62 apresentações musicais distribuídas entre os trios elétricos e os palcos.

Principal espaço da festa em 2026, a Praça da Estação será o coração do Carnaval itabiritense. O local contará com dois palcos, praça de alimentação, Tenda da Diversidade, espaço kids, área destinada a pessoas com deficiência (PCDs), ponto de informações turísticas, além do funcionamento da Estação Criativa e do tradicional Vagão do Pastel de Angu.

Imagem: Prefeitura de Itabirito (CARNAVAL 2026)

Programação prioriza artistas da cidade e da região

A abertura oficial do Carnaval acontece na quarta-feira (11), com concentração e cortejo do Bloco Zé Pereira no bairro Boa Viagem e no Circuito Histórico, a partir das 19h. A programação reúne bonecões de carnaval, a Corporação Musical União Itabitense e o bloco Apressado Come Cru, marcando o início da folia com forte presença das tradições locais.

Na quinta-feira (12), a programação é dedicada exclusivamente ao desfile dos blocos sonorizados no circuito central, a partir das 20h, iniciativa que também já se tornou uma tradição na cidade. Os shows nos palcos começam na sexta-feira (13) e seguem até a terça-feira, reunindo, em sua maioria, bandas da cidade e da região dos Inconfidentes, fortalecendo a cena cultural local e regional.

O grande destaque da programação, vindo diretamente da capital mineira, é o bloco/banda Asa de Banana. Criado em 2017, o grupo homenageia os clássicos do axé baiano, especialmente as bandas Asa de Águia e Chiclete com Banana, grandes sucessos dos anos 1990 que, até hoje, seguem arrastando multidões. A apresentação acontece no Trio Elétrico na segunda-feira (16), a partir das 22h.

Imagem: Divulgação Asa de Banana Spotify

Carnaval também nos distritos: Acuruí e São Gonçalo do Bação

Para quem prefere curtir a folia nos distritos, Itabirito oferece opções em Acuruí e São Gonçalo do Bação, unindo Carnaval, patrimônio histórico e paisagens naturais.

Em Acuruí, no Palco Dona Liz Bastos, a programação inclui:

● 14/02 (sábado), às 21h – Grupo Sakasamba

● 15/02 (domingo), às 21h – Banda Minabloco

● 16/02 (segunda-feira), às 21h – Banda Bloco Os Escafandristas

● 17/02 (terça-feira), às 21h – Mineralys

Já em São Gonçalo do Bação, o palco Dona Lolinha recebe:

● 14/02 (sábado), às 19h – Tribo Folia

● 15/02 (domingo), às 11h – Concentração e cortejo do bloco Perereca Sem Freio

● 15/02 (domingo), às 19h – JC Samba

● 16/02 (segunda-feira), às 11h – Concentração e cortejo do bloco Virgens do Beco

● 16/02 (segunda-feira), às 14h – Sambação

● 16/02 (segunda-feira), às 19h – Frevo Novo

● 17/02 (terça-feira), às 19h – Spirulina

Segurança, estrutura e bem-estar dos foliões

Pensando no conforto e na segurança do público, a Prefeitura de Itabirito informou que o Carnaval contará com postos médicos, ambulâncias, apoio do Corpo de Bombeiros, observatórios e postos da Polícia Militar, além de uma central de coordenação integrada. A infraestrutura disponível inclui mais de 200 banheiros químicos, sendo sete adaptados para pessoas com deficiência.

Segundo a administração municipal, todo o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) estará em atuação durante os dias de festa. O Centro de Operações da Prefeitura (COP) funcionará com reforço no monitoramento em tempo real das câmeras espalhadas pela cidade, além do uso de drones de segurança autorizados e câmeras com tecnologia de identificação de veículos.

A reformulação do Carnaval de Itabirito é resultado de um amplo processo de consulta pública. Segundo a secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo, o novo formato responde às transformações no cenário carnavalesco regional. “O Carnaval de Belo Horizonte cresceu muito, diminuindo consideravelmente a participação do público de fora nos municípios do interior, tornando a reformulação uma necessidade. O novo formato segue as diretrizes do Plano Participativo de Políticas Públicas e Culturais para o Carnaval, com foco na valorização da cultura itabiritense, de nossas tradições e na inclusão social”, destaca.

A programação completa do Carnaval de Itabirito 2026 está disponível no site carnaval.itabirito.mg.gov.br

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni