IMAGEM: Instagram
Projeto declara de utilidade pública a associação do distrito.
A Câmara Municipal de Itabirito realizou mais uma Reunião Ordinária nesta segunda-feira (04/11). Dez Projetos de Lei (PL) estavam em pauta de votação. Entre eles, o PL 157, que visa declarar de utilidade pública a Associação de Artesãos de Acuruí, distrito de Itabirito.
De autoria do Executivo, o projeto explica que a associação é uma das principais responsáveis pela manutenção e valorização das tradições culturais do distrito. A entidade trabalha para manter viva a identidade local, por meio da produção e divulgação de peças artesanais.
A associação organiza eventos culturais e oficinas que promovem a transmissão de conhecimentos tradicionais entre as gerações, envolvendo jovens e crianças do distrito nas atividades artesanais. Essas ações garantem que o saber popular não se perca e que a comunidade local se reconheça em sua própria história e cultura, perpetuando valores essenciais para a identidade de Acuruí.
Em relação ao turismo local, a Associação tem contribuído significativamente para potencializar o fluxo de visitantes no distrito. O turismo de experiência, que valoriza o contato direto das pessoas com o modo de vida local, é uma das estratégias fomentadas pela entidade. O público é convidado a participar de oficinas, conhecer o processo de produção artesanal e interagir diretamente com os artesãos, criando uma experiência cultural autêntica.
A declaração de utilidade pública da Associação dos Artesãos do Acuruí visa fortalecer as atividades desenvolvidas pela associação e abrir portas para novos investimentos e parcerias para ampliar ainda mais seu impacto social.
O Projeto de Lei foi aprovado pelos vereadores em 2ª discussão e agora segue para votação em Redação Final.