Manoel da Autoescola ao lado de Deuslira Raimunda, uma das homenageadas. Imagem: Reprodução Instagram Câmara de Itabirito / Por Victória Oliveira
A Câmara Municipal de Itabirito realizou, na última semana, a tradicional Sessão Solene de Concessão de Honrarias. O evento, que aconteceu no domingo (07), reuniu autoridades, familiares e moradores no Plenário para celebrar pessoas físicas e jurídicas que se destacaram no fortalecimento da comunidade e no desenvolvimento social, cultural e econômico do município.
Neste ano, receberam honrarias 15 nomes, entre cidadãos e instituições que atuam em áreas como educação, defesa dos direitos da criança, proteção ao idoso, promoção da mulher, inclusão de pessoas com deficiência, preservação ambiental e incentivo a projetos econômicos e culturais.
Além dos vereadores, participaram da cerimônia o prefeito Dr. Elio da Mata, o vice-prefeito Raphael Rondow, o chefe de gabinete e ex-prefeito Orlando Caldeira, além de secretários municipais. A solenidade contou também com a apresentação musical do Grupo Allegro.
Os homenageados da noite
Neste ano, receberam honrarias: André Felipe F. Lima Mendanha, Associação de Ciclistas e Corredores Voando Baixo, Celina R. da Cunha Oliveira, Deuslira Raimunda Alves, Ecoar Soluções Ambientais, Gabriel Nolasco de Castro, Gilmar Aparecido da Costa, Humberto Luiz N. Pinto e Silva, Instituto Santo Antônio de Pádua, João Paulo Santos Cavalcanti, Luísa Maria D. da Cunha Menezes, Lúcio Otávio Soares, Marcelo Freitas Teixeira, Maryneusa C. Barreto Carvalho e Wilson Marcos Ferreira.
A lista dos homenageados revela a pluralidade de histórias que a Câmara buscou reconhecer. O empresário João Paulo Santos Cavalcanti, agraciado com a Medalha Francisco Homem Del Rey, indicada pelo vereador Renê Butekus (PSD), tem no Instituto Arjon a materialização de um sonho coletivo de transformação social. Com mais de 25 anos de atuação no setor de serviços e mineral, ele direcionou sua experiência para iniciativas que fortalecem comunidades locais por meio da educação, da cultura, do esporte e da preservação ambiental.
Já a cozinheira Deuslira Raimunda Alves, indicada pelo vereador Manoel da Autoescola (PT) e homenageada com o diploma de Homenagem Especial, representa a força das histórias de vida construídas com simplicidade e muita dedicação. Aos 77 anos, continua exercendo o ofício que começou ainda na infância, conquistando admiradores com sua culinária e deixando como legado valores de generosidade, humildade e resistência.
Representantes da cultura itabiritense, também foram reconhecidos. O músico Gabriel Nolasco de Castro, recebeu o diploma de Talento Itabiritense, indicado pelo vereador Max Fortes (PSD), simboliza a nova geração que mantém viva a cultura local ao mesmo tempo em que projeta seu talento para além da cidade. Flautista formado pela UFMG, e professor de Flauta Transversal, já integrou a Orquestra Sinfônica da universidade e atualmente atua em diferentes projetos culturais e grupos musicais. Sua trajetória une formação acadêmica sólida com a valorização da cultura local.
HORIZONTAL
Imagem: Câmara de Itabirito