O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
3 min

Câmara de Itabirito realiza homenagens e debate sobre economia e cultura em reunião ordinária

Câmara de Itabirito realiza homenagens e debate sobre economia e cultura em reunião ordinária

Imagem: Câmara Municipal de Itabirito / Victória Oliveira

A Câmara Municipal de Itabirito realizou, na noite da última segunda-feira (29), mais uma reunião ordinária marcada por homenagens e pela presença de dois convidados que abordaram temas ligados à economia e à cultura local.

Durante a sessão, foram entregues diversas Moções de Aplausos a cidadãos e entidades que se destacam em áreas como cultura, esporte, educação e vida comunitária. Entre os homenageados, o professor e comunicador Ivacy Simões recebeu reconhecimento pela trajetória de 50 anos à frente do programa “Domingo é Dia de Banda”, importante na preservação das tradições musicais do município.

Na área cultural, o tradicional Coral Canarinhos de Itabirito, que completa 52 anos de história, também foi homenageado por sua contribuição à formação musical e cidadã de crianças e adolescentes.

O esporte esteve presente nas homenagens com a Equipe de Ginástica Acrobática de Itabirito, destaque no Torneio Estadual em Uberaba; o Meninos da Vila Futebol Clube Sub-9, campeão da Itacopa 2025; e o Pentas Voleibol, que conquistou títulos regionais e vem se destacando pelo impacto social junto a jovens atletas.

Outro reconhecimento foi destinado ao padre Miguel Ângelo Fiorillo, por mais de quatro décadas de atuação religiosa, cultural e educacional à frente da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Desburocratização e estímulo ao empreendedorismo

Convidado pelo vereador Max Fortes (PSD), Caio Coelho, diretor de interlocução da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, apresentou iniciativas voltadas à simplificação do ambiente de negócios. Ele destacou a importância da Lei da Liberdade Econômica, já aprovada em Itabirito, além da tecnologia Rede Sim Mais Livre, que permite a liberação automática de alvarás, e programas de crédito do BDMG para pequenos empreendedores.

“O poder público deve ser aliado de quem deseja empreender. Facilitar a formalização significa proteger cidadãos, estimular a economia e garantir arrecadação ao município”, afirmou Caio.

Cultura e impacto social dos Canarinhos

Outro convidado, Eric Lana, representante da Associação Cultural Coral Canarinhos, falou a convite do vereador Fernando da Sheila (Mobiliza). Ele destacou os 52 anos de história do coral, que atualmente atende cerca de 300 famílias em cinco polos, alcançando 58 bairros do município. Também anunciou apresentações comemorativas no Cine Teatro Liz Bastos, nos dias 4 e 5 de outubro, e uma turnê em Salvador. Ele ressaltou que, mais do que premiações, as conquistas da instituição representam histórias de transformação social por meio da música.

Reunião finalizada com limitação de falas dos vereadores na Tribuna Livre

Assim como já havia ocorrido em ocasiões anteriores, alguns vereadores não puderam discursar devido ao prolongamento da pauta. De acordo com o artigo 84 da Resolução 16/90, que rege o funcionamento das sessões, as reuniões ordinárias podem ter duração de até três horas, iniciando-se às 17h, com prazo de tolerância de 15 minutos. Em setembro, o vereador Renê Butekus (PSD) chegou a propor, por meio de projeto de lei, a ampliação desse tempo para quatro horas, mas a medida foi rejeitada em plenário. Na sessão desta segunda-feira, dos oito parlamentares inscritos para fala, apenas dois conseguiram se pronunciar.

Imagem: Victória Oliveira

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni