Imagem: Câmara Municipal de Itabirito / Por: Victória Oliveira
Na última sexta-feira (16/05), data em que se celebra o Dia Nacional do Gari, a Câmara Municipal de Itabirito realizou uma homenagem a cinco profissionais da limpeza urbana com a entrega da Moção de Bons Serviços. A solenidade, realizada no Plenário da Casa Legislativa, foi aberta ao público e contou com a presença do prefeito Dr. Elio de Mata, do vice-prefeito Raphael Rondow, de vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade.
As homenageadas foram Isabel Cristina de Oliveira, Liliane Leopoldina da Silva, Marta Maria de Oliveira, Nilda Caetano e Rosimary Ribeiro de Souza. Dessas, duas participaram presencialmente da cerimônia, enquanto as demais foram representadas por colegas e integrantes da equipe de limpeza urbana.
A homenagem está prevista na Lei Municipal nº 3.181/2016, que reconhece a relevância do trabalho dos garis na promoção da limpeza e do bem-estar da cidade. As profissionais homenageadas este ano foram indicadas pelo setor de Limpeza Urbana da Prefeitura.
Durante o evento, o vice-prefeito destacou que a homenagem não pode ser apenas simbólica, mas um chamado à responsabilidade pública por melhores condições de trabalho. Já o prefeito ressaltou a interdependência entre os diversos setores da administração e elogiou a dedicação dos garis, afirmando: “Sem o trabalho de vocês, o caos estaria instalado”.
Conheça as escolhidas
Isabel Cristina de Oliveira, nascida em Belo Horizonte, atua como gari desde 2007. Mãe de cinco filhos, ela expressa com orgulho o valor que atribui à sua profissão. Isabel não pôde comparecer à solenidade e foi representada pela Coordenadora de Limpeza Urbana, Flávia Baêta.
Também ausente na cerimônia, Liliane Leopoldina da Silva foi representada por Maria José Azevedo. Natural de Ribeirão das Neves, Liliane é mãe de quatro meninas e atua como gari desde 2016. Ela descreve o ato de varrer as ruas como uma forma de terapia e afirma ter muito apreço por sua rotina de trabalho.
Presente na solenidade, Marta Maria de Oliveira nasceu em Nova Lima e reside há 20 anos em Itabirito. Gari há 13 anos, Marta é casada e é madrasta de Lorraine . Ela destaca a convivência com os moradores como um dos aspectos mais gratificantes da profissão.
Nilda Caetano, natural de Ponte Nova, chegou a Itabirito em 2013 e, desde então, integra a equipe de limpeza urbana da cidade. Ela é também mãe de Jaíne, e ressalta como ponto alto de sua atuação a oportunidade de conhecer pessoas diferentes todos os dias. Representando-a na cerimônia, esteve presente Luana Acácio.
Rosimary Ribeiro de Souza nasceu em Belo Horizonte, mas mora em Itabirito há 24 anos. Mãe de seis filhos,ela atua como gari há 18 anos e afirma ter profundo orgulho da profissão que exerce.