Instituição passou por importantes modificações ao longo da sua constituição e se tornou a primeira corporação Municipal reconhecida pelo Estado
Os Bombeiros de Itabirito comemoram este mês 19 anos de história. Para celebrar a data, a corporação convida todos a participar da missa festiva, que acontece no dia 15 de maio, terça-feira, às 19h, na sede dos bombeiros.
A primeira turma de bombeiros do município foi formada no dia 8 de maio de 1999. No ano seguinte, no mês de fevereiro, a corporação se tornou municipal e passou a ser remunerada pela Prefeitura de Itabirito. Desde então, os bombeiros adquirem equipamentos e treinamentos para melhor eficiência nos atendimentos diversos na cidade.
No início deste ano, os Bombeiros Municipais passaram a ser reconhecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar para executar a mesma função que os militares no caso de salvamentos e resgates. Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a corporação de Itabirito passou a ser o primeiro Bombeiro Municipal de Minas Gerais.
Hoje o quadro de servidores dos bombeiros conta com 25 bombeiros, dois auxiliares de serviços gerais e dois atendentes. O atendimento funciona 24 horas.
Como parte do TAC, os bombeiros de Itabirito passam a usar as cores verde e laranja como padrão. Todas as viaturas serão adequadas às novas cores. O caminhão que atende as ocorrências de incêndio e ocorrências mais graves, e a ambulância já estão com as novas cores, assim como a sede dos bombeiros.