A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou um novo projeto de atendimento veterinário na cidade. Em parceria com Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), alunos da disciplina de práticas hospitalares prestam atendimento a animais de acumuladores- pessoas que possuem grande número de cães ou gatos em casa.
Na primeira semana, os alunos fizeram o atendimento na casa de uma acumuladora que possui 10 cães, todos idosos. De acordo com a coordenadora do serviço de Controle Animal, Ana Liz Bastos, essas pessoas cuidam bem dos animais, oferecendo água e comida, mas possuem certa dificuldade de providenciar atendimento veterinário a todos. “Esta é uma questão importante de saúde pública, pois previne a disseminação de diversas doenças”, explica. Após a consulta, a equipe retorna após 15 dias para o acompanhamento dos casos.
Na sequência, o atendimento será realizado na casa de outra acumuladora que possui aproximadamente 100 cães. Ainda de acordo com Ana Liz, o projeto prioriza pessoas que já auxiliaram o trabalho do município e que assumem o compromisso de não mais recolherem animais. A visita dos alunos acontece a cada 15 dias e conta com a supervisão do professor Rubens Antônio Carneiro, além da equipe técnica da Prefeitura.
Parceria com a UFMG
A parceria com a UFMG foi iniciada no segundo semestre de 2016. Inicialmente, os atendimentos eram realizados com os animais abrigados no Centro de Controle Animal (CCA). No entanto, com o equilíbrio da demanda, a abrangência foi ampliada. “Como o CCA possui hoje duas veterinárias, que conseguem atender todos os animais, percebemos uma oportunidade de ajudar essas pessoas”, completa.