As dependências do Atelier de Artes Integradas da Prefeitura de Itabirito transformaram-se em palco da peça “Tudo que queria te dizer”, neste sábado, dia 5. O espetáculo foi à atividade final de seis alunos do Curso Preparatório de Teatro, ministrado pela professora Ana Nery. “Muitos estão aqui desde a criação do Atelier e se desenvolveram muito em todo este processo. Nosso trabalho foi moldá-los por meio da disciplina, que trouxe o crescimento artístico deles”, destaca a professora.
As salas e quartos serviram de cenário para seis atos, que descreveram os sentimentos humanos, baseados no livro de contos da jornalista e escritora Martha Medeiros. Os personagens expressam, por meio de cartas, seus sofrimentos e angústias causadas pelos sentimentos de solidão, traição, busca pela perfeição e pela culpa.
“Trouxemos o público para dentro das cenas para despertar esses sentimentos por meio dos sentidos. Todos já passaram por algo assim”, descreve a atriz Tainá de Melo Mendonça Ribeiro, de 15 anos, que está no Atelier desde abril de 2007.
A apresentação foi acompanhada por um público formado por pais, amigos e familiares dos atores, que lotaram o Atelier. Maraci de Melo Ribeiro, mãe de Tainá, acompanhou a peça e sentiu-se orgulhosa pelo trabalho desenvolvido pela filha. “Ela tem uma personalidade forte desde pequena e sempre se adaptou bem em todos os ambientes em que estava. Isso mostrava o perfil de atriz que ela tem”, diz orgulhosa. “A vida dele é isso e eu apoio este sonho”, ressalta Maria Lucimar Aparecida Avelino, mãe de outro jovem ator, David.
Foram doze meses de trabalho com jovens de 16 a 19 anos, com orientação de três professores em diversas disciplinas. Este trabalho resultou em duas aulas abertas e o espetáculo “As Mãos Entrelaçadas”, que estréia nos dias 19 e 20 de março, na Casa de Cultura Maestro Dungas. “Parabenizo aos professores e alunos nesta mostra de encerramento das atividades, que demonstram que grandes frutos foram colhidos em benefício à cultura itabiritense”, elogia Ivacy Simões, secretário de Patrimônio Cultural e Turismo de Itabirito. “Temos a certeza que no transcorrer de 2011 existirão trabalhos cada vez melhores”, completa o secretário.
Ex-aluno passa na seleção da UFMG
Hudson Gomes de Oliveira Santana, que adotou o nome artístico de Hudson Munis, é ex-aluno do Atelier de Artes Integradas e foi aprovado em 7º lugar para o curso técnico de ator, realizado pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O curso tem duração de três anos e conta com a colaboração de diretores e profissionais convidados, o que permite a participação dos alunos em montagens de grande porte, além da participação de festivais nacionais e internacionais.
“Desde criança, gostava muito de me apresentar. Criei aqui no Atelier a minha base, com o apoio e força de vontade dos professores”, destaca o jovem ator. Em Itabirito, Hudson Munis foi o protagonista de diversos espetáculos como “Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade”, “Casamento do Pequeno Burguês” e “Sonho Dourado”. “Isso é muito gratificante”, destaca Ana Nery.