IMAGEM: Arquivo do vereador Daniel Sudano
Na segunda (29) e terça-feira (30), os profissionais da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCITO) tiveram uma triste surpresa após encontrarem o galpão onde estocam os materiais completamente alagados e tomados por água e lama.
O fato ocorreu após chuvas em Itabirito.
A presidente da Associação acionou o vereador Daniel Sudano, pedindo ajuda e demonstrando sua insatisfação com o fato, já que não é a primeira vez que ocorre.
Vereador pede providências e explica situação
O vereador Daniel Sudano acompanha os trabalhos da associação e, em contato com O LIBERAL, explicou que a situação ocorreu devido à construção de um muro de contenção no local.
“Acompanho o trabalho desde antes de mexer com política. Todo ano, com as chuvas, entra um pouco de água lá. Isso já é uma coisa rotineira, normal há alguns anos, mas com a contenção de um muro que estão subindo na ASCITO, no galpão, e a obra da creche bem ao lado, alguma coisa pode ter interferido na questão da drenagem. Desta vez entrou muito mais água que o normal”.
O vereador solicitou que a Secretaria de Obras verifique os trabalhos de drenagem com avaliações técnicas. “Foi uma vazão muito maior, tudo indica que é por essas obras que estão sendo feitas lá, ou do muro de contenção ou da própria creche”.
O vereador prontamente encaminhou as fotos recebidas para a secretaria responsável da prefeitura. O vereador ainda explicou que solicitou urgência, já que os profissionais ficam incapacitados no manuseio dos materiais, além da impossibilidade de entrada dos caminhões.
Região tem alto índice de alagamentos
A Associação fica localizada à Rua Belo Horizonte, no bairro Lourdes. Nos períodos de chuvas, a rua, que dá acesso à área da Julifest, sofre com alagamentos, atingindo casas e comércios da região.