A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Agronegócio e Desenvolvimento Rural, promoveu nessa quarta-feira, dia 14 de janeiro, o curso de boas práticas de fabricação na produção de quitandas. O evento, no Parque Agropecuário Tarcísio Bretas Lima, reafirmou a política de qualificação dos produtores da agricultura familiar e o compromisso com a segurança alimentar.
Realizada em parceria com a Emater, a capacitação reuniu 14 produtores da agricultura familiar fornecedores de quitandas ao município, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e interessados em iniciar o fornecimento.
A cientista de alimentos Diene Souza abordou as doenças transmitidas por meio dos alimentos, além de higiene pessoal, cuidados com o ambiente, utensílios e saúde dos manipuladores. “Manipular os alimentos de forma adequada e estar em um ambiente sanitizado é essencial em todas as etapas de produção”, explicou.
Capacitação prática
A capacitação também tratou de temas práticos, como higienização de pisos e paredes, limpeza de bancadas, controle de pragas e os cuidados no transporte dos alimentos, garantindo a integridade até o consumidor final.
Extensionista da Emater, Thiago Carvalho reforçou as boas práticas de fabricação dos alimentos e a importância da qualidade da água no processo produtivo. Coordenadora técnica regional, Cristina Maria Linhares apresentou o Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s).
A iniciativa foi destacada pelos participantes. “O curso representou uma importante oportunidade de qualificação, especialmente para quem deseja fornecer alimentos por meio do PNAE”, afirmou Eva Nonato.