A campanha é oficializada no município por meio da Lei nº 3.582/2021
Desde 2006, abril é reconhecido internacionalmente como o mês de prevenção à crueldade contra os animais, por meio da campanha Abril Laranja, criada nos Estados Unidos. Em Itabirito, a mobilização ganhou força com a aprovação da Lei Municipal nº 3.582, de 21 de setembro de 2021, que oficializou a campanha no calendário da cidade e instituiu uma série de diretrizes para ações educativas e de conscientização.
A lei determina que o “abril Laranja – Mês de Prevenção da Crueldade Contra os Animais” seja comemorado anualmente, com a possibilidade de aplicação de símbolos e sinalizações alusivas à campanha nas edificações públicas do município durante todo o mês. O objetivo é mobilizar a população para a causa animal por meio de debates, ações integradas entre instituições e estímulo à criação de programas sociais e educacionais.
Além da visibilidade simbólica, o abril Laranja em Itabirito propõe ações práticas e educativas, como palestras, eventos de adoção, campanhas de vacinação e mutirões de castração, fortalecendo a rede de proteção animal. A proposta da campanha é não apenas combater os maus-tratos, mas também promover uma cultura de respeito e cuidado com todos os seres vivos.
Ações como essa reforçam o compromisso de Itabirito com o bem-estar animal, e representam um passo importante na construção de uma sociedade mais empática, consciente e responsável.
Moradores, escolas, ONGs e instituições públicas ou privadas que desejarem participar ou propor ações durante o Abril Laranja podem procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou o setor de Zoonoses da cidade.
Respeito aos animais é dever de todos. Em caso de maus-tratos, denuncie pelo 153.