Imagens: Reprodução Instagram
Reportagem: Lucas Porfírio
Todo Fusca tem uma história para contar, e para celebrar o Dia Nacional do Fusca, comemorado em 20 de janeiro, a Volkswagen decidiu compartilhar a história de um fusquinha de 1980: o “João Bolinha”.
O automóvel, que ganhou destaque dentro do projeto “Memória de Um Fusca”, realizado na Escola Municipal Manoel Salvador, em Itabirito, foi o protagonista de uma campanha da fabricante de veículos.
Com a promessa de uma volta no “João Bolinha”, as professoras de Português Gilmara Marques de Souza e Bernadete Viveiros, sob a supervisão de Ivône de Fátima Neto, incentivaram os alunos da 7ª série do ensino fundamental II a se dedicarem ao aprendizado da disciplina.
“Quem tirasse nota maior do que 20 ganharia uma volta de Fusca. Mas eu não imaginava que o resultado seria tão surpreendente como foi. Foram mais de 60 voltas, ficamos cerca de dois a três dias andando com os meninos, e foi muito gratificante”, conta a professora Gilmara, que também é proprietária do “João Bolinha”. A iniciativa gerou um aumento significativo no interesse dos alunos e melhorou o desempenho escolar.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais da Volkswagen, a história do “João Bolinha” é apresentada pelo artista Lucas Duarte, que reproduz o carro em massinha de modelar.
O projeto e o “João Bolinha” ganharam notoriedade no final de 2024, quando tiveram grande repercussão na imprensa local e nacional. “Na época, a repercussão foi muito grande. Através disso, eles (a Volkswagen) conheceram e entraram em contato conosco pelo Instagram. Eles queriam marcar o Dia do Fusca com algo que envolvesse a educação”, explica Gilmara.
Para as professoras, ver o projeto e o “João Bolinha” ganhando ainda mais destaque é motivo de alegria. “Estamos muito emocionadas e felizes por vocês terem contado a história do nosso projeto de um jeitinho tão especial. A educação é o melhor caminho, sempre. Parabéns a todos os Fuscas do Brasil, em especial, ao meu amado João Bolinha”, comentou a professora na publicação da fabricante de veículos.
Nas redes sociais da Volkswagen, você confere a campanha com o “João Bolinha” e conhece mais sobre esse projeto transformador da educação.