Imagem: Ana Clara Oliveira / Marcos Delamore
O sistema de sinos do campanário da Catedral de Nossa Senhora da Assunção, popularmente conhecida como Igreja da Sé, da Arquidiocese de Mariana, será restaurado e voltará a soar em breve na cidade histórica.
Em um encontro realizado na última semana, na sede da Prefeitura de Mariana, o prefeito Juliano Duarte (PSB) recebeu membros da Arquidiocese para anunciar o repasse significativo de R$ 61 mil para garantir a preservação do patrimônio histórico do município. O valor doado será destinado à restauração dos sinos da Igreja da Sé, etapa essencial do projeto de reestruturação do monumento.
Para Juliano Duarte, o templo tem grande relevância religiosa e histórica para a cidade e o país. “Estamos celebrando um termo de fomento entre a Prefeitura e a Arquidiocese, onde o município, através do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio, está fazendo um repasse de R$ 61 mil para a restauração dos sinos da nossa catedral. Foi assinado hoje, o recurso será depositado e muito em breve os nossos sinos estarão restaurados”, disse.
O evento contou com a presença do pároco Padre Geraldo Dias Buziani e do secretário municipal de Patrimônio, Cultura e Turismo, Marcos Eduardo Batista, destacando a importância da salvaguarda dos bens patrimoniais e da identidade da Primaz de Minas.
O pároco padre Geraldo Buziani agradeceu e destacou a parceria entre as entidades. “A gente agradece muito essa parceria com a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Cultura e Turismo, para essa restauração dos sinos da Catedral. Daqui a pouco será o órgão, agora concluímos também os sinos, e a Catedral ficará completa nesse processo de restauro”, celebrou.
O prefeito de Mariana reforçou as etapas de condução das reformas de um dos cartões postais da cidade que mais atrai visitantes. “A nossa catedral está linda. Em dezembro, nós teremos o órgão Arp Schnitger, as imagens também estão passando por processo de restauração, e agora os nossos sinos. É o momento também de preservação do nosso patrimônio, que é a nossa catedral”, ressaltou.