Imagem: Siame/Reprodução / Por: Marcos Delamore
Na última terça-feira (19), o Instituto Serviço Integrado de Atendimento à Mulher (SIAME) promoveu o seminário “Rede de Proteção à Mulher em Diálogo”, no Fórum de Ouro Preto. A iniciativa compreende as ações do Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher.
O evento, conhecido como um marco de um trabalho conjunto no município e para a região, mobilizou forças institucionais, acadêmicas e comunitárias na busca por diretrizes contra a violência de gênero.
A programação contou com três painéis: “Compreendendo a Violência”, “Atendimento e Proteção” e “O Sistema de Justiça e Boas Práticas”. O primeiro contemplou as formas de violência contra a mulher, seus impactos psicossociais, desdobramento na escolha e acolhimento, e o ciclo da violência doméstica: identificação e interrupção, com participação da assistente social Aline Pena Testasicca Silva, do secretário Edvaldo César Rocha e da psicóloga Cláudia Natividade.
Em seguida, o segundo painel abordou as medidas protetivas de urgência: caminhos para solicitação/concessão da MPU e os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, os direitos das mulheres e o papel da rede de atendimento na proteção das mulheres em situação de violência. A apresentação foi presidida pela promotora de Justiça Dra. Ana Cláudia de Oliveira e Campos, a delegada Celeida de Freitas Martins e a tenente Bárbara Silvério da Silva.
Por fim, fechando as discussões sobre as políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, o painel final destacou a atuação do Sistema de Justiça e a articulação intersetorial e boas práticas no enfrentamento à violência de gênero, com o juiz Dr. Áderson Antônio de Paula e da defensora pública Dra. Ana Tereza Ribeiro Salles Giacomini.
O seminário debateu as instâncias da violência doméstica, familiar e de gênero, além de se converteu em um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva.