Distrito foi o primeiro a receber um poço profundo perfurado pela empresa
A Saneouro comunica que, ao contrário do que afirma o vereador Wemerson Titão em vídeos divulgados no último final de semana, o distrito de Antônio Pereira foi o primeiro de Ouro Preto a receber investimentos da Saneouro para melhoria da qualidade da água à população. A empresa entregou, em junho de 2022, um poço profundo em que investiu R$ 1,5 milhão.
“Os poços hoje representam segurança hídrica para as populações, visto que sofrem menos influência das condições climáticas”, explica o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini. Isso acontece porque o volume de água disponível nos poços não diminui em épocas de estiagem e, em tempos de chuva, a qualidade da água não é afetada.
A água produzida no poço de Antônio Pereira passa por processo de desinfecção antes de ser distribuída aos imóveis, conforme determina a Portaria 888, publicada em 2021 pelo Ministério da Saúde para definir os parâmetros de controle e de vigilância da qualidade da água distribuída para consumo humano e seu padrão de potabilidade em todo o território nacional. As águas de captação subterrânea são consideradas águas de classe especial e segundo a portaria precisam apenas da desinfecção para se tornarem potáveis.
A Saneouro desativou a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Antônio Pereira após a inauguração do poço por este motivo. Porém, a estrutura foi mantida intacta pela empresa como um plano B em caso de paradas do poço.
Apesar do investimento na qualidade da água, a população de Antônio Pereira manteve- se contrária à atuação da Saneouro e durante vários momentos impediu a atuação de equipes da empresa no distrito.
Com relação ao esgotamento sanitário, a Saneouro lembra que em janeiro de 2020, quando assumiu a concessão dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Ouro Preto, apenas 0,67% do esgoto era tratado, no distrito de São Bartolomeu.
Desde então, a empresa trabalha para vencer o atraso deste serviço na cidade e atender ao Marco Legal do Saneamento, que estipula que até 31 de dezembro de 2033 todos os municípios brasileiros ofereçam tratamento de esgoto a 90% de sua população. Em 2025, a Saneouro inaugurou a Estaçao de Tratamento de Esgoto (ETE) Parque da Lagoa, em Cachoeira do Campo, e iniciou as obras da ETE Osso de Boi, que vai tratar 100% do esgoto da sede.
Atualmente, as equipes de Engenharia da empresa já desenvolvem os projetos para duas novas ETEs no município: uma em Cachoeira do Campo e outra em Amarantina. Antônio Pereira, assim como os demais distritos ouro-pretanos, também terá projeto específico de tratamento de esgoto implantado.