Imagem: Arquidiocese de Mariana/Reprodução/ Por: Marcos Delamore
Ano Jubilar de 2026 celebra os 800 anos da morte de São Francisco de Assis.
A Catedral Basílica de Nossa Senhora de Assunção, mais conhecida como Catedral de Mariana, o primeiro templo de Minas Gerais e o sexto do país, fez uma missa solene nesta quarta (18), para marcar o início da quaresma com o rito de imposição das cinzas. A celebração contou com a participação de milhares de fiéis, na Praça Minas Gerais, em Mariana (MG).
A data católica abre o período de 40 dias que antecede a Páscoa e é tradicionalmente voltada à reflexão, penitência e conversão.
“Ao recebermos as cinzas, iniciamos a Quaresma, com o coração voltado para Cristo, fazendo memória de sua paixão e morte e buscando viver este tempo de forma mais profunda, em oração e mudança de vida”, destacou a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.
Ano Jubilar 2026
No início do mês de fevereiro, a Arquidiocese de Mariana iniciou oficialmente a comemoração do jubileu que celebra os 800 anos da morte de São Francisco de Assis. As comemorações ocorrem ao longo de todo o ano no município, com programação que inclui missas, peregrinações, momentos de indulgência e atividades litúrgicas.
A missa, celebrada na igreja de São Francisco de Assis, em Mariana, pelo Arcebispo Dom Airton José dos Santos e pelos padres Geraldo Dias Buziani e Fabiano Milioni, reuniu fiéis em um momento de fé e celebração da memória do frade católico.
Em sua homilia, Dom Airton refletiu sobre o Evangelho e também sobre a importância do Ano Jubilar. “São Francisco compreendeu que o grande objetivo da sua vida era cumprir a palavra do Evangelho. Hoje, passados oitocentos anos, temos uma testemunha clara do seguimento de Cristo”, declarou.
Este período jubilar é destinado especialmente aos membros das Famílias Franciscanas da Primeira, Segunda e Terceira Ordens, Regulares e Seculares. No entanto, todos os fiéis também podem visitar, em peregrinação, qualquer templo religioso franciscano ou espaço de culto dedicado a São Francisco na região.

São Francisco de Assis
Giovanni di Pietro di Bernardone nasceu em 1182, em Assis, na Itália. O religioso italiano e fundador da Ordem dos Frades Menores, ou Ordem dos Franciscanos, e Ordem das Clarissas foi peça central no movimento de renovação espiritual dentro da Igreja Católica.
São Francisco de Assis se tornou símbolo de amor à natureza e dedicação aos pobres. Reconhecido como padroeiro dos animais e da ecologia, ele é um dos santos mais reverenciados do catolicismo. Em 16 de julho de 1228, Francisco de Assis foi canonizado pelo Papa Gregório IX, dois anos após sua morte.
Pioneiro no diálogo inter-religioso, foi atribuído a Francisco inúmeros milagres, incluindo curas de doenças, visões e conversões milagrosas. Foi o primeiro santo a receber os estigmas, as chagas de Cristo, em seu corpo. A cidade de Assis, onde foi construída a Basílica de São Francisco, se consolidou como um dos mais importantes locais de peregrinação na Itália.
O legado do santo destaca temas centrais como paz, amor, perdão e humildade. O Dia de São Francisco de Assis é celebrado em 4 de outubro, com missas, bênçãos de animais e iniciativas ecológicas em todo o mundo.
O arcebispo da Arquidiocese de Mariana convidou os devotos do santo protetor dos animais a procurar e a frequentar essas igrejas franciscanas e participar ativamente dos encontros. “Participemos com alegria, intensidade, devoção e piedade deste ano santo, que vai até o dia 10 de janeiro de 2027, para testemunhar a vida tão importante de São Francisco de Assis”, convidou.
