Imagem: Acervo pessoal / Marcos Delamore
Erick Felipe tem apenas sete anos, mas suas passagens de destaque nas famosas escolinhas de futebol bastaram para que o pequeno despertasse atenção do Clube Atlético Mineiro, da cidade de Belo Horizonte (MG). O atacante é um dos destaques da equipe sub-08 do Galo, e já coleciona incontáveis premiações coletivas e individuais.
Natural de Ouro Preto, no interior de Minas Gerais, o atleta mirim não demorou para atrair os olhares do Atlético, que possui uma promissora e sólida estrutura de categorias de base, da qual o garoto agora faz parte.
O jornal O Liberal Inconfidentes conversou com o pai do garoto, Éder Castro, que revelou o orgulho e o sentimento de ver o sonho do pequeno se realizar. “É um menino da nossa região, de sete anos, que já está sendo visto e integra um time de grande proporção, conhecido”, afirmou.
Despertando a paixão pelo futebol
O pai explicou que, desde os cinco anos, quando despertou o interesse pela bola, o futebol era o que fazia brilhar os olhos de Erick. Éder inscreveu seu filho em escolinhas, que deram todo o apoio e acolheram o garoto. A jovem promessa sempre deu indícios de que teria uma promissora trajetória nas categorias de base do futebol brasileiro, pois se sobressaía dos demais jogadores da sua idade.

Erick deu seus primeiros passos no esporte, ou melhor, chutes, na Escolinha de Futebol Bauxita, do treinador Edgar Rocha, em Ouro Preto. Desde então, ele soma passagens por clubes de maior visibilidade, como o Ouro Branco Esporte Clube (OBEC), o Lions Clube de Mariana, e até mesmo acumula títulos de melhor jogador das partidas.
Pelo Lions Clube de Mariana, ele se sagrou campeão de um campeonato de futebol society na modalidade X2, sendo artilheiro com dez gols.
Chegada ao Atlético Mineiro
Em uma edição do Campeonato Mineiro, disputada em Conselheiro Lafaiete, o jovem atleta representou as cores do Flamengo e, tendo seu desempenho avaliado por Paulo Almeida, observador técnico, recebeu um convite para realizar um período de testes no Atlético Mineiro.
Ao longo de uma semana de atividades supervisionadas na equipe mineira, ele foi aprovado, o que assegurou um contrato não profissional do atleta com o Atlético Mineiro, para compor o time sub-08. Há quatro meses, ele treina e é convocado para disputar torneios pelo clube.
Vestindo a camisa preta e branca, ele participou de campeonatos estaduais e nacionais, sendo campeão da JM Cup, evento esportivo que reuniu 193 equipes das categorias de base de diversas equipes e escolinhas do país, e da BH Kids, voltada para categorias de base de grandes clubes e rivais nacionais, como Cruzeiro e América. Na primeira oportunidade, o jovem jogador marcou três gols em cinco jogos. Já na segunda competição, marcou oito gols e foi reconhecido como um dos destaques da categoria.
Em busca do sonho no campo
Éder revelou que, após a repercussão dos feitos do atleta mirim, Erick teve seu nome ventilado à empresa Iber Select Brasil e foi cotado para representar a Seleção Brasileira Select Brasil em torneios internacionais. A empresa convidou o garoto e a família para conhecer as propostas futuras pelo jogador.
O torneio será realizado entre os dias 27 de junho e 06 de julho de 2026, nas cidades de Madrid, na Espanha, e de Estoril, em Portugal. Apesar da felicidade pelo futuro promissor do pequeno, a família expôs as dificuldades financeiras para arcar com os custos da viagem para a Europa.
“A gente não tem condições e estamos buscando auxílio e suporte para permitir que esse sonho continue vivo”, destacou.
O Liberal teve acesso ao calendário de programação do evento na Europa, que inclui:
● Representar a Seleção Brasileira Select Brasil em torneios internacionais.
● Participar do Ibercup Estoril, um dos maiores torneios de base do mundo.
● Treinos em grandes clubes europeus, como o Real Madrid e o Benfica.
● Disputar amistosos, com pelo menos 4 jogos garantidos.
● Tours em estádios como o Camp Nou (Barcelona), Santiago Bernabéu (Real Madrid) e José Alvalade (Sporting).
● Uniformes da Puma para viagem, treinos e jogos.
