Imagens: Dirceu Aurélio / Gil Leonardi / Imprensa MG
Por: Marcos Delamore
O Governo de Minas Gerais realizou, nesta segunda-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência 2025, na cidade histórica de Ouro Preto, região central do estado. A honraria é concedida a personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.
A cerimônia
A programação da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência foi organizada em dois momentos. A Praça Tiradentes, que carrega o nome do alferes e importante ativista pela liberdade, recebeu o ato cívico de abertura, com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Leite (MDB), do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos/PB), e de outras autoridades e personalidades políticas. Em seguida, aconteceu a entrega aos agraciados, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O tradicional evento contou com quatro designações e 171 agraciados nas seguintes categorias: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. O Grande Colar é a maior honraria entregue pelo Estado de Minas Gerais e atribuída, unicamente, a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes do país.
O deputado Hugo Motta foi o orador oficial do evento e condecorado com o Grande Colar. Aos 35 anos, é considerado o deputado mais jovem da história à frente das atividades da Câmara Federal. Em seu quarto mandato como deputado federal, é médico de formação e ganhou notoriedade pelo empenho em aspectos democráticos. Em seu pronunciamento, enfatizou o legado dos inconfidentes, e destacou o seu sentimento em receber a honraria.
“É uma satisfação e uma grande alegria receber o Grande Colar, da Medalha da Inconfidência. Esta grande honraria mineira e brasileira. Brasileira, porque, aqui em Ouro Preto, onde o Brasil era ainda apenas uma ideia, um grupo de insurgentes mineiros ousou sonhar com um país livre e pagou caro por isso. Nosso primeiro projeto de nação mais justa foi sufocado antes mesmo de nascer”, destacou o deputado.
Ele ainda reforçou os passos para alcançar a democracia no país. “Sonhavam com um país livre, mas também, justo. A estrada que nos trouxe até aqui foi pedregosa. Tivemos conquistas importantes, marcos de avanço na construção democrática do país, mas também tivemos rupturas e retrocessos. Cada passo teve o seu custo. Nossa democracia é jovem, ainda imperfeita, mas viva. Essa democracia, que nos abriga, é fruto da resistência, da coragem e do trabalho incansável de tantos brasileiros. E é também uma vigília constante, é a escolha de todos os dias”, declarou.
A sessão foi presidida pelo governador Romeu Zema, que ressaltou a história e fez um resgate simbólico dos valores históricos de Minas Gerais e de Ouro Preto. “Hoje, ao celebrarmos mais um Dia da Inconfidência Mineira, quando transferimos simbolicamente a capital do Estado para a histórica e heroica Ouro Preto, reverenciamos o espírito valente e presente no coração de todos os mineiros”, destacou.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), enfatizou a importância de Tiradentes e de seus ideais para a busca pela democracia e pela república. “Tiradentes permanece como o guia a nos indicar o caminho certo. A liberdade, a república, a democracia, a justiça e a paz alimentam o nosso sonho nesta Páscoa cívica, que há de nos levar seguramente a um futuro promissor, por sobre as mazelas e as sequelas daquilo que não queremos viver de novo. Viva o Tiradentes, viva Tancredo, viva Ouro Preto, viva a democracia brasileira”, manifestou o prefeito.
O presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Vantuir da Silva, foi agraciado com a Medalha de Honra da Comenda da Medalha da Inconfidência 2025. O parlamentar celebrou a homenagem e agradeceu o trabalho colaborativo com os demais vereadores e o prefeito da cidade. “A Medalha de Tiradentes celebra uma figura muito importante na história de Ouro Preto. Estou muito feliz em receber essa indicação tão representativa. Essa honraria é símbolo da liberdade”, afirmou.
Homenagem ao Papa Francisco
Em ato respeitoso e de reflexão frente à memória e morte do Papa Francisco, aos 88 anos, não houve a execução do Hino Nacional e do repertório musical do evento. Além disso, as bandeiras de Minas Gerais e do Brasil foram hasteadas a meio mastro e um minuto de silêncio foi respeitado na Praça Tiradentes.
O governador Romeu Zema, em seu discurso, lamentou o falecimento de Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. “O papa Francisco foi mais do que um chefe de Estado ou líder espiritual. Foi um símbolo de esperança, simplicidade e justiça social”, afirmou em tom emocionado.
A Inconfidência/Conjuração Mineira
A antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, foi o epicentro da Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, uma revolta popular, do final do século XVIII, que tinha por objetivo a separação da capitania de Minas Gerais da Coroa portuguesa, diante da insatisfação política fiscal praticada por Portugal e do domínio colonial português.
Rica em ouro e outros minerais, a região de Minas Gerais, era um importante centro econômico para a Coroa. Diante da crescente exploração, a elite mineira, que possuía o poder econômico e social, se sentiu prejudicada pela política imperial, o que gerou insatisfação com a alta cobrança de impostos e com a política de exploração da Coroa Portuguesa.
O movimento não foi deflagrado em função de denúncias, que levaram a Coroa a ter conhecimento de que uma conspiração estava a acontecer. Ciente das denúncias, Visconde Barbacena ordenou a suspensão da derrama e iniciou o processo de investigações, prisões e condenações. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o único a não receber o perdão da rainha de Portugal e foi executado. A sua morte foi usada para desencorajar outras conspirações.
Tiradentes foi uma figura importante para a história de Ouro Preto, de Minas Gerais e do Brasil. De militar e dentista amador a herói nacional, assim foi a trajetória do inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, morto aos 46 anos de idade. A memória de Tiradentes é relembrada na data de 21 de abril, feriado nacional em sua homenagem.
A cidade Patrimônio Mundial da Humanidade, anualmente, celebra o dia 21 de abril como forma de rememorar a resistência, os atos pela independência e pela liberdade. Ouro Preto, entre os anos de 1823 a 1897, foi a sede administrativa de Minas Gerais, exaltando os valores históricos e a luta por um processo mais democrático.
Imagem: Gláucia Rodrigues/TJMG
Medalha da Inconfidência
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitschek. A honraria é entregue em todo o dia 21 de abril, a data cívica mais importante do estado. Esse dia é uma referência a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira, e também celebra a transferência oficial da capital de Minas Gerais para a antiga Vila Rica, atual Ouro Preto, até o ano de 1823, que marca o município como a primeira capital do estado.
Confira a lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência:
GRANDE COLAR
● Deputado Federal Hugo Motta Wanderley da Nóbrega, Presidente da Câmara dos Deputados
GRANDE MEDALHA
● Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, Desembargador – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – Ex-Offício
● José Vitor de Resende Aguiar – Zé Vitor, Deputado Federal – Promoção
● Newton Cardoso Junior, Deputado Federal – Promoção
● Marcos Sampaio Olsen, Almirante de Esquadra – Comandante da Marinha
● Claudio Henrique Mello de Almeida, Almirante de Esquadra -Comandante de Operações Navais
● Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Tenente Brigadeiro – Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
● Álvaro Damião Vieira da Paz, Prefeito de Belo Horizonte
● Adriano Fructuoso da Costa, General de Divisão, Comandante da 4ª Região Militar – Ex-Offício
● Sérgio Alexandre de Oliveira, General de Brigada – 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha
● Vallisney de Souza Oliveira, Desembargador Federal – Presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região – Ex-Offício
● Durval Ângelo Andrade, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais – Ex-Offício
● Alessandro de Paula Lima, Capitão de Mar e Guerra – Capitão dos Portos da Capitania Fluvial de Minas Gerais – Ex-Offício
● Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais – Ex-Offício
● Maurício José de Oliveira, Coronel – Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar de Minas Gerais
● Moisés Magalhães de Sousa, Coronel – Sub-Comandante e Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
● Júlio Wilke, Delegado-Geral da Polícia Civil
● Vicente de Oliveira Silva, Desembargador Superintendente Administrativo Adjunto do TJMG
● Marcos Henrique Caldeira Brant, Desembargador do TJMG – Promoção
● Miguel Angelo de Alvarenga Lopes, Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região – Promoção
● Plauto Afonso da Silva Ribeiro, Desembargador Federal aposentado
● José Ronald Vasconcelos de Albergaria, Procurador de Justiça do MPMG
● Gustavo Vidigal Costa, Diretor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
● Gustavo Oliveira Chalfun, Presidente da OAB-MG
● Juliano Lopes Lobato, Presidente de Câmara Municipal de Belo Horizonte
● Moacyr Laterza Filho, Pró-Reitor da UEMG – Promoção
● Euler Fuad Nejm, Presidente do Grupo Supernosso
● Ivan Muller Botelho, Presidente do Conselho da Energisa – Promoção
● Jorge Rebelo de Almeida, Presidente do Grupo Vila Galé
● Pedro Lourenço de Oliveira, Presidente dos Supermercados BH – Promoção
● Sergio Leite de Andrade, Conselheiro de Administração e VicePresidente de Assuntos Estratégicos da Usiminas
● Rubens Menin Teixeira de Souza, Empresário
● Jaime Prado Gouvêa, Escritor
● Manoel Vitor de Mendonça Filho, Engenheiro – Promoção
● Marcelo Landi Matte, Jornalista – Promoção
● Nilma Lino Gomes, Professora do Ensino Superior da UFMG – Promoção
● Conselho Nacional de Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares – LIGABOM
● Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados – FBAC
● Gazeta do Povo
● Cássio Rocha de Azevedo – in memoriam
● Francisco José Turchetto Santos – in memoriam
Medalha de Honra
● Marcelo Eduardo Freitas – Delegado Marcelo Freitas, Deputado Federal
● Neli Pereira de Aquino – Nely Aquino, Deputada Federal
● Luiz Claudio Fernandes Lourenço Gomes, Secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais
● Fábio Baccheretti Vitor, Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais
● Rogério Greco, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais
● Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas, Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais
● Pedro Bruno Barros de Souza, Secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais
● Thales Almeida Pereira Fernandes, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
● Marília Carvalho de Melo, Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais
● Leônidas José de Oliveira, Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais
● Bernardo Assis Fonseca Santos, Secretário de Estado de Comunicação Social de Minas Gerais
● Rodrigo Fontenelle de Araujo Miranda, Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais
● Amanda Caroline Teixeira Dias – Amanda Teixeira Dias, Deputada Estadual
● Ana Carolina Pinto Caram Guimarães – Carol Caram, Deputada Estadual
● Lincoln Drumond Soares Neto – Lincoln Drumond, Deputado Estadual
● Leonardo Werdan Torres, Coronel EB – Comandante do Colégio Militar de Belo Horizonte
● Ailton David Cabral Júnior – Coronel Aviador – Comandante do Corpo de Alunos do CIAAR
● Diogo Piassi Dalvi – Coronel Aviador – Chefe da Divisão de Admissão e Seleção do CIAAR
● Claudomiro Feltran Junior – Coronel Aviador – Diretor do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa
● Sandro Vieira Corrêa – Coronel PM – Diretor de Educação Escolar da Polícia Militar de Minas Gerais
● Cássio de Souza Salomé, Desembargador do TJMG
● Luiz Carlos Gomes da Mata, Desembargador do TJMG
● Karina Brandão Rezende Oliveira, Procuradora Regional Federal da 6ª Região
● Octavio Augusto Martins Lopes, Procurador de Justiça do MPMG
● Diana de Lima Prata Camargos, Defensora Pública
● Neider Chaves Ribeiro, Defensor Público
● Cláudio Fabiano Pimenta, Defensor Público
● Claudijane dos Santos Gomes, Defensora Pública
● Nadia de Souza Campos, Defensora Pública
● Fernando Passalio Avelar, Diretor-Presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa
● Luísa Cardoso Barreto, Diretora-Presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge
● Welter Alves das Chagas, Tenente-Coronel BM – Coordenador de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais
● Robson Romie Lopes Pereira, Tenente-Coronel PM
● Nadim Elias Donato Filho, Presidente da Fecomércio MG/SESC-SENAC
● Antônio Claret de Oliveira Júnior, Diretor Vice-Presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG
● Igor Mascarenhas Eto, Assessor da Presidência do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG
● Simone Deoud Siqueira, Diretora de Compliance da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig
● Vantuir Antônio da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto
● Otto Alexandre Levy Reis, Diretor-Executivo da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN
● Danubia Helena Soares Quadros, Delegada Especial da Polícia Civil
● Alexsander Soares Diniz – Delegado-Geral de Polícia – Chefe do 13° Departamento de Polícia Civil de Barbacena
● Jurandir Rodrigues César Filho – Delegado-Geral de Polícia – Chefe do 11º Departamento de Polícia Civil de Montes Claros
● Jaqueline Lara Somavilla, Superintendente de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
● Milena de Brito Alves, Superintendente de Gestão e Finanças do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
● Castellar Modesto Guimarães Neto, Ex-Senador e Consultor de Articulação Política do Estado de Minas Gerais
● José Antônio Machado Reguffe, Ex-Senador
● Carlos Henrique Martins Teixeira, Presidente do Minas Tênis Clube
● Gustavo de Oliveira Barbosa, Assessor Estratégico da Vice-Governadoria
● Patrícia Maria Caetano de Araújo, Pró-Reitora de Graduação da UEMG
● Liza Fensterseifer, Pró-Reitora de Recursos Humanos da PUC Minas
● Lúcio Mauro Pereira, Pró-Reitor Adjunto da PUC Minas
● Aziz Tuffi Saliba, Professor do Ensino Superior da UFMG
● Fernando Scharlack Marcato, Professor e Pesquisador da Fundação Getúlio Vargas
● Júlia Figueiredo Goytacaz Santanna, Diretora Executiva do Centro de Inovação para a Educação Brasileira
● Marcelo Miranda Guimarães, Presidente do Museu da História da Inquisição – Promoção
● Marco Aurélio de Barcelos Silva, Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR
● Ana Maria Soares Valentini, Engenheira Florestal
● Luís Ângelo da Silva Giffoni, Escritor
MEDALHA DA INCONFIDÊNCIA
● Antônio Francisco do Nascimento, Juiz Federal do Tribunal Regional da 6ª Região
● Grigório Carlos dos Santos, Juiz Federal do Tribunal Regional da 6ª Região
● Marcelo Rodrigues Fioravante, Juiz Auxiliar da Presidência do TJMG
● Thiago Fernandes Morais, Procurador-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
● Cristiano Cassiolato, Promotor de Justiça do MPMG
● Cristina Fagundes Siqueira, Promotora de Justiça do MPMG
● Ludmila Costa Reis, Promotora de Justiça do MPMG
● Rodrigo Bragança de Queiroz, Promotor de Justiça do MPMG
● Ricardo Rodrigues, Capitão de Corveta MB
● Rubens Ikeuti, Capitão de Corveta MB
● Eduardo Alves Lima, Major PM
● Ronivaldo Rocha de Negreiros, Major Capelão da Reserva e Pastor da Igreja Universal
● Leonardo de Medeiros Oliveira, 2º Tenente PM
● Luciano Mendes Araújo, Subtenente EB
● Reinaldo Cordeiro de Moura, Suboficial Especialista da Aeronáutica
● Robson Tadeu de Paula, Subtenente BM
● Edson Cardoso Junior, 1º Sargento MB
● Elber Rodrigues de Assis, 1º Sargento EB
● Rodrigo Guilherme Pereira de Aquino, 1º Sargento EB
● Erástones Gonzaga, 1º Sargento PM
● Rafaelly Francine Ferreira da Silva, 2º Sargento PM
● Renato Lúcio de Oliveira, 2º Sargento PM
● Vitor Hugo dos Reis Sena, Cabo BM
● Antônio Otávio Rocha, Investigador de Polícia Civil
● Frederico Guilherme Barcellos Júnior, Gerente de Campus da Unimontes
● João Paulo Chaves Moscardini, Controlador Seccional da UEMG
● Mirelle França Michalick Triginelli, Diretora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas
● Patrícia Lage Becker, Diretora de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral
● Rodrigo Marzano Antunes Miranda, Diretor da Escola de Contas e Capacitação
● Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
● Ana Cecília Carvalho, Professora do Ensino Superior da UFMG
● Licinia Maria Correa, Professora do Ensino Superior da UFMG
● Rodrigo Ednilson de Jesus, Professor do Ensino Superior da UFMG
● Shirley Aparecida de Miranda, Professora do Ensino Superior da UFMG
● Neiva Ferreira Pinto, Professora do Ensino Superior da UFJF
● Andra Aparecida da Silva Dionízio, Professora do Ensino Superior da Unimontes
● Geraldo Eustáquio Evangelista, Professor do Ensino Superior da Unimontes
● Victor Martins Maia, Professor do Ensino Superior da Unimontes
● Miriam Bastos Rocha, Professora de Ensino Superior da UEMG
● Marcelo Augusto Santos da Costa, CEO da SMT
● Alexandre Ramos Peixoto, Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE
● Raimundo Godoy Castro Filho, Presidente Executivo do Instituto Aquila de Gestão
● Rejane Dias dos Santos, Presidente do Grupo Editorial Autêntica
● Winder Almeida Souza, Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Minas Gerais – Sinepe
● Luís Fernando Memória Porto, Vice-Presidente da Localiza
● Eduardo Rodrigues Chaves, Diretor de Finanças do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
● Flávia Avila Teixeira, Diretora da Secretaria do Pleno do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
● André Ricardo de Moura Lima Jeha, Sócio-Diretor da Parque Brasil
● José Augusto da Silva, Diretor da Hexágono Engenharia
● Michael Vieira Rosa, Diretor de Segurança Institucional e Transporte do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
● Wendel Gomes da Silva, Diretor de Mineração e Matérias Primas da Gerdau
● Bernardo Silviano Brandão Vianna, Gestor de Relações Institucionais da Copasa
● Itamaury Teles de Oliveira, Associado Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
● Silvania Maria Capanema Álvares, Associada Efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais
● Sílvio Cássio de Souza, Gerente de Magistratura do TJMG
● Alexandre Fernandes de Oliveira, Padre
● Geovane Marques dos Santos, Padre
● Lilian Cristina Zazá Santos Barrera, Médica Legista da Polícia Civil
● Eduardo Ferreira Biondi Pinheiro, Médico
● Marcos José Garcia de Lima, Médico
● Arthur Magalhães Bambirra, Assessor Judiciário do TJMG
● Lucas Pitta Maciel, Assessor da Presidência da Codemge
● Paulo Antônio Morganti Leite, Jornalista e Editor da Rede 98
● Renato Rodrigues Rios Neto, Repórter
● Ramiro Soares de Oliveira, Empresário
● Sérgio Santos Rodrigues, Advogado
● Andreza Gischewski Costa, Assessora Especial do Governador do Estado de Minas Gerais
● Eduardo Calais Pereira, Tabelião de Notas em Belo Horizonte no Cartório do Distrito de Venda Nova
● Tessa Pires da Mota Belo, Engenheira de Projetos e Obras da Copasa
● Thales Augusto Costa, Articulador Político
● Thiago Martins Milhim, Secretário-Geral do Podemos
● Róger Alves Vieira, Historiador
● Zélia Correia da Mata dos Santos, Secretária Escolar da Escola Municipal Padre Carmélio Augusto Teixeira
Imagem: Dirceu Aurélio