Imagem: Freepik / Marcos Delamore
O número de intoxicações por metanol no Brasil gerou preocupação com o consumo de bebidas alcoólicas em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Nesta segunda-feira (06/10), os órgãos de saúde do município emitiram um alerta para os riscos da ingestão de bebidas adulteradas com a substância tóxica.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 17 casos confirmados de intoxicação por metanol e 217 notificações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, e em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), está intensificando ações de fiscalização e conscientização contra a venda e o consumo de bebidas adulteradas com metanol. Em nota, a administração pública ressaltou que a intoxicação pode acontecer em festas, bares ou eventos com bebidas de origem duvidosa.
“Ouro Preto é uma das cidades universitárias mais conhecidas do Brasil, e o consumo de bebidas faz parte da rotina de festas e encontros. Se suspeitar que consumiu algo adulterado ou apresentar sintomas, procure ajuda médica imediatamente. A intoxicação por metanol pode ser fatal e, muitas vezes, estamos mais expostos do que imaginamos”, destaca o comunicado.
O que é o metanol?
O metanol é uma substância tóxica presente em combustíveis, solventes e produtos químicos e industriais. Não deve ser usado em bebidas alcoólicas ou ser consumido em hipótese alguma. A ingestão do metanol representa risco imediato à saúde, podendo causar danos ao fígado, cérebro e nervo óptico.
Alerta aos sintomas
A ingestão de metanol é extremamente perigosa, mesmo em pequenas quantidades. A intoxicação pela substância pode ocorrer por ingestão acidental ou intencional e pode causar sintomas graves.
● Dor abdominal;
● Visão adulterada;
● Perda da visão;
● Confusão mental;
● Tontura;
● Náusea
O que fazer?
Os órgãos de saúde de Ouro Preto indicam para uma ação imediata e para o tratamento hospitalar, com supervisão médica. Informe que consumiu bebida alcoólica e em qual contexto (local, tipo de evento e horário).
● Procure atendimento médico com urgência;
● Ligue 192 – SAMU
● Não induza o vômito
Como reduzir riscos
Para evitar a intoxicação, a Prefeitura de Ouro Preto recomenda:
● Nunca consumir bebidas de origem duvidosa;
● Verifique se o lacre da embalagem está intacto;
● Não usar álcool combustível para recreação;
● Manter atenção redobrada em festas, bares e eventos.
Em caso de dúvidas, procure um serviço de saúde e informe o consumo de bebida adulterada.