O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

Mariana levou tradição da Semana Santa para Belo Horizonte

Mariana levou tradição da Semana Santa para Belo Horizonte

Evento aconteceu neste sábado (5) em Belo Horizonte. Imagem: Redes Sociais/Juliano Duarte

Por: Amanda de Paula Almeida

No último sábado (5), Mariana marcou presença na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, com a abertura do programa Minas Santa. A iniciativa, realizada em parceria Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, a Arquidiocese de Mariana e a Secretaria Municipal de Cultura de Mariana, trouxe os tradicionais personagens bíblicos da Semana Santa de Mariana para a capital mineira, em um cortejo que percorreu a Praça da Liberdade até o Palácio da Liberdade, acompanhado pela banda União 15 de Novembro.

O evento teve como objetivo promover o turismo religioso e destacar as tradições culturais de Mariana. “Queremos mostrar que Mariana está viva, linda e de portas abertas para receber todos os turistas que desejam conhecer nossas celebrações da Semana Santa”, afirmou Juliano Duarte (PSB), prefeito de Mariana.  O cortejo com o tema “Onde tudo começou: a Semana Santa na Primaz das Gerais” reforçou o papel de Mariana como um dos principais destinos de turismo religioso em Minas Gerais.

Evento Minas Santa

A terceira edição do Programa Minas Santa foi lançada no dia 19 março pelo vice-governador Mateus Simões. A iniciativa busca consolidar Minas como principal destino turístico brasileiro e convidar mineiros e visitantes a terem experiências únicas durante a Semana Durante o lançamento, o vice-governador detalhou a importância do Minas Santa como um destino que também impulsiona a economia a partir dos roteiros de fé, sendo alguns deles expressões centenárias da cultura mineira.

O programa apresenta ações que abrangem os 853 municípios e mais de mil distritos. Isso inclui celebrações católicas, suas procissões e encenações da Paixão de Cristo, passando pela arte e música gospel, até as expressões culturais afro-mineiras.

“São 550 mil visitantes sendo esperados na Semana Santa e R$5,5 bilhões circulando na economia do turismo religioso. A Semana Santa é o nosso período de maior atração de visitantes de fora, bate todos os recordes de outros períodos do ano em Minas Gerais. O que nós temos feito é organizar o estado para que isso possa se potencializar. Temos seis rotas turísticas bem organizadas para poder dar suporte para esse momento”, disse o vice-governador.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, fez um chamado aos turistas durante o evento, lembrando que o Minas Santa é um programa voltado não apenas aos mineiros, mas aos visitantes de todas as partes do mundo. “Minas é a alma do Brasil e revela essa alma em suas festas, sua arte, sua fé e suas paisagens. O Minas Santa é um convite para viver essa experiência. Nosso estado está preparado para receber todos com hospitalidade e beleza. É a fé que move, a arte que inspira e a natureza que acolhe. Um programa feito para o mineiro, para o brasileiro e para o mundo”, destacou Leônidas Oliveira.

Lançamento do Minas Santa 2025 em março, no Museu Mineiro. Imagem: Foto Dirceu Aurélio/ Imprensa MG

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni