Imagem e Texto: Marcos Delamore
A Câmara Municipal de Mariana avalia a viabilidade de disponibilizar um auxílio emergencial para pessoas afetadas por chuvas e alagamentos na cidade histórica mineira. A proposta foi apresentada durante a sessão extraordinária desta segunda-feira, 26 de janeiro, pelo vereador Marcelo Macedo (PSDB), que defende a urgência de atender as famílias vítimas dos transtornos causados pelos eventos climáticos dos últimos dias.
Na tarde de sábado (24), um temporal atingiu o município e deixou ruas e casas da sede e dos distritos totalmente tomadas pela água. Ao menos cinco pessoas ficaram ilhadas e outras dezenas tiveram prejuízos materiais e financeiros. De acordo com informações da Defesa Civil da cidade, o volume de precipitação alcançou 85 milímetros, sendo cerca de 30mm em menos de trinta minutos.
Diante da situação de vulnerabilidade social e econômica que se encontram algumas famílias, a medida busca garantir o acesso a bens essenciais, manutenção de moradias e atender os habitantes afetados de forma imediata. Segundo o parlamentar, muitas pessoas perderam seus móveis, eletrodomésticos e outros bens.
“Como nós tivemos um momento de muita chuva em Mariana e causou danos em vários locais, solicito ao Executivo o pagamento de um auxílio emergencial às pessoas que precisam, tanto na sede quanto em todos os distritos afetados”, destacou.
As fortes chuvas também impactaram o Rio Ribeirão do Carmo, que saiu da calha e provocou inundações em diversos pontos da cidade. Ações emergenciais foram administradas pelos órgãos municipais para minimizar os danos provenientes do temporal e a bacia de contenção controlou o fluxo para a rede de drenagem, reduzindo a influência dos alagamentos aos moradores.
O requerimento será protocolado na Casa Legislativa de Mariana e, caso seja aprovado pelos vereadores, a proposta segue para a sanção da Prefeitura, que irá definir os procedimentos operacionais para a implementação.