Imagem: Reprodução Zilda Calçados / Victória Oliveira
Itabirito se despede de uma de suas personalidades mais marcantes do comércio e da comunidade como um todo. Faleceu nesta segunda-feira (10) a empresária Zilda Antunes Santos, aos 64 anos, proprietária da tradicional Zilda Calçados e presidente da CDL Itabirito (Câmara de Dirigentes Lojistas). Com mais de três décadas de atuação, Zilda foi uma das principais vozes na defesa e no fortalecimento do movimento lojista da cidade.
Segundo nota oficial divulgada pela CDL, Zilda dedicou sua vida “ao fortalecimento do comércio local, à união dos empreendedores e ao desenvolvimento da nossa cidade”. A entidade destacou ainda seu legado de trabalho, generosidade e amor pela comunidade.
De acordo com familiares, em nota publicada nas redes sociais, a empresária faleceu subitamente, vítima de uma parada cardiorrespiratória, enquanto fazia o que mais amava: trabalhar e cuidar da família. Em vida, Zilda expressou aos filhos o desejo de não ser velada, pedindo que fosse lembrada “pela vida e pelo bem que fez durante sua passagem”.
Respeitando sua vontade, não haverá velório, e uma homenagem especial à sua memória será prestada durante o cortejo de abertura do Natal Iluminado 2025. O evento, que acontece na próxima sexta-feira (14), teve importante contribuição de Zilda para sua idealização e organização.
Na mensagem, seus filhos, Henrique e Júlio, também agradeceram as manifestações de carinho e destacaram que a homenagem refletirá o espírito alegre e inspirador da mãe: “Ela pediu que, caso fosse homenageada, fosse com música, belas palavras e boas energias”.
A Prefeitura de Itabirito também manifestou pesar nas redes sociais, solidarizando-se com familiares, amigos e admiradores. O legado da empresária permanece vivo na história do comércio itabiritense e no exemplo de dedicação e amor à cidade que marcou sua trajetória.