Imagem: Diogo Andrade / Por: Victória Oliveira
Após mais uma edição de sucesso em Ouro Preto, marcada principalmente pelo grande show de Nando Reis na Praça Tiradentes, o Festival Tudo é Jazz chega a Itabirito neste fim de semana, sábado (15) e domingo (16), com apresentações gratuitas na Praça da Estação. Entre as atrações confirmadas estão a cantora Xênia, o músico George Paiva, a Happy Feet Big Band e as artistas Silvia Neiva e Camila Leonel, selecionadas por edital de novos talentos do festival.
Em sua 23ª edição, o evento presta homenagem a duas grandes divas da música: a americana Ella Fitzgerald e a brasileira Dolores Duran. Além dos grandes shows, o festival apresenta também a exposição “Ella & Dolores”, um encontro imaginário entre as duas artistas. Com direção criativa de Ronaldo Fraga, o fotógrafo Rodrigo Januário assina o ensaio que imagina encontros possíveis entre elas nos bastidores da vida: mesas de botequim, salões de beleza, igrejas e quartos de solidão sonora. A cenografia é assinada pelos arquitetos Clarissa Neves e Paulo Waisberg. A exposição fica em cartaz durante o festival, na Praça da Estação, com entrada gratuita.
O Festival Tudo é Jazz é um dos eventos mais importantes do calendário cultural mineiro, reunindo artistas consagrados e revelações do cenário musical. Até a pandemia, acontecia anualmente em Ouro Preto. A partir de 2022, quando completou 20 anos, expandiu sua programação para Belo Horizonte e outros municípios do interior.
Neste ano, o circuito do festival já passou por BH e Ouro Preto, e promete entregar, no total, 54 shows e uma exposição artística exclusiva. Depois de Itabirito, o Tudo é Jazz será realizado nos dias 23 e 24 de agosto em Congonhas; 13 e 14 de setembro em Ouro Branco; e 19 e 20 de setembro em Grão Mogol. Além de levar música de qualidade para diferentes públicos, a proposta do evento é democratizar o acesso à arte e fortalecer a cena musical no estado.
Imagem: OX Vídeos