Imagem: Jaque Matos / Victória Oliveira
O distrito de Amarantina, em Ouro Preto, se prepara para um fim de semana de festa. Nos dias 13 e 14 de setembro, dentro da programação das Tradicionais Cavalhadas, que vai até o dia 22 de setembro, acontece o Festival Sabores de Amarantina, que promete unir boa comida, cultura e diversão para toda a família. O ponto alto será o concurso de melhor prato, cuja premiação será realizada no domingo (14).
A proposta do festival é valorizar os sabores da culinária da região e, ao mesmo tempo, promover o encontro entre moradores e visitantes, fortalecendo a identidade cultural do distrito. No cardápio, o público encontrará desde receitas típicas e quitandas tradicionais, como feijão tropeiro, frango com quiabo, tareco e pudim, até pratos inovadores, como adaptações de pratos com influências internacionais, além das opções veganas.
Entre as delícias já confirmadas estão o pastel de carne, a galinhada com frango caipira, o tropeiro com carne cozida, o frango ao molho pardo, quitandas como bala de coco, beijo quente, pudim de milho verde e risole de milho, além de combinações criativas, como o tropeiro de milho, a carne cozida com conserva de legumes e mandioca, e as versões veganas: bolinho de feijão com geleia de goiaba, bolinho de jiló com cogumelos e geleia de pimenta, paella vegana com cogumelos e legumes e canjiquinha com crispi de soja. Os pratos serão premiados, no domingo, nas categorias Melhor Prato, Melhor Prato Vegano, Melhor Quitute e Melhor Quitute Vegano.
A programação vai muito além da gastronomia
A Associação dos Cavaleiros Mestre Nico promove a Cavalhada Mirim, que reúne crianças a partir dos 4 anos em uma encenação semelhante à dos adultos, com figurino completo e cavalos ornamentados. A tradição, transmitida de geração em geração há 267 anos, mantém viva a essência religiosa e cultural da festa de São Gonçalo.
As crianças terão uma programação especial com o projeto Estação das Histórias, que percorre cidades mineiras conectando comunidades por meio da arte e das brincadeiras. Em Amarantina, a iniciativa traz o Cortejo Brincante, saindo da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, e a Arena Brincante, na Praça das Cavalhadas, atividades realizadas com patrocínio do Grupo Avante e da Pedreira Irmãos Machado.
O público também poderá acompanhar shows musicais de diferentes estilos, com destaque para a banda Urucum, de Itabirito, além de participar de oficinas, como Fogo Ancestral, Cerâmica e Bordado. Outro ponto alto será o Encontrinho BH, que reúne artesãos de diferentes áreas em um espaço coletivo de criação.
A programação completa, incluindo as atrações do segundo fim de semana de festa, pode ser acessada nas redes sociais do evento. As “Tradicionais Cavalhadas de Amarantina e Festa de São Gonçalo – EDIÇÃO 2025” são realizados pela Associação dos Cavaleiros Mestre Nico de São Gonçalo do Amarante, Paróquia de São Gonçalo e comunidade Amarantinense, com produção da Ponce Eventos e do Território Criativo, com apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por meio do CONDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Ouro Preto e do FUNPATRI – Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural.