O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

Encontro da Emater, em Ouro Preto, discute implantação de agricultura familiar nas escolas do município

Encontro da Emater, em Ouro Preto, discute implantação de agricultura familiar nas escolas do município

Imagem: Arthur Xavier/PMOP / Por: Marcos Delamore

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi a pauta do Encontro Regional da Emater, que aconteceu, em Ouro Preto, na última terça-feira (13). O evento reuniu representantes da organização de desenvolvimento rural sustentável e autoridades dos municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, além de nutricionistas e produtores rurais da região.

A Prefeitura Municipal de Ouro Preto foi convidada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e buscou identificar oportunidades, desafios, e traçar estratégias para ampliar e promover a presença da agricultura familiar na alimentação escolar. A Prefeitura de Mariana também esteve presente, reforçando seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a oferta de uma merenda escolar saudável e nutritiva para os alunos da rede municipal.

O secretário de agropecuária de Ouro Preto, Sebastião Bonifácio, ressaltou o objetivo do encontro. “O objetivo do encontro é o fortalecimento da agricultura familiar, para que os agricultores possam continuar oferecendo alimento de qualidade para as crianças das escolas estaduais. É um evento muito importante, uma vez que valoriza a agricultura familiar e valoriza os alimentos que chegam até os estudantes”, afirmou.

Ele ainda mencionou que a expectativa de investimento para o ano de 2025 pode superar os R$ 3 milhões. “Provavelmente, iremos fechar o ano de 2025 com mais de R$ 3 milhões em produtos e alimentos adquiridos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Esse programa faz com que todo esse recurso fique em nossa região”, disse o secretário.

A secretária de educação do município, Débora Etrusco, destacou o impacto positivo da agricultura familiar nas escolas da cidade. “Atualmente, 70% da alimentação fornecida às escolas da região é oriunda da agricultura familiar. Esse índice reflete o avanço do programa e evidencia o papel fundamental dos pequenos produtores na garantia de uma alimentação saudável e na promoção da segurança alimentar”.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), informou que a produção de alimentos no município mineiro é exemplo de qualidade e de fornecimento de insumos alimentícios para a rede de ensino e para as regiões vizinhas, que contam com mais de 60 cooperados. O encontro também contou com a participação da Emater de Mariana, representada por extensionistas, gerentes e coordenadores, que reforçaram a importância do apoio técnico aos produtores rurais para garantir a regularidade e qualidade dos alimentos destinados às escolas.

“Agricultura familiar em plena parceria com a merenda escolar. O encontro propiciou, aos municípios da Região dos Inconfidentes, conhecer melhor o programa de agricultura familiar, com o apoio da Emater e da Secretaria de Agropecuária. É uma oportunidade para ampliar as vendas da agricultura familiar de Ouro Preto, que é um grande sucesso”, evidenciou o chefe do executivo de Ouro Preto.

A agricultura familiar é uma alternativa que incentiva práticas agrícolas sustentáveis, contribui para maior segurança alimentar, gera renda e fortalece a economia local. Entre os principais alimentos fornecidos estão frutas, verduras, ovos e leite. A busca em priorizar alimentos frescos e produzidos no município faz com que o PNAE viabilize a melhoria da qualidade nutricional das refeições fornecidas nas escolas, movimenta a economia rural e desenvolve a relação entre o campo e a cidade.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni