O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
2 min

Empreendedoras da culinária de Santo Antônio do Salto formalizam associação

Empreendedoras da culinária de Santo Antônio do Salto formalizam associação

Imagem: Patrick Araújo

Por: Marília Mesquita

A Associação de Mulheres Empreendedoras do Salto (Ames) tem a participação de 30 mulheres

As mulheres de Santo Antônio do Salto, distrito de Ouro Preto, são cozinheiras de mão cheia e se destacam pela produção de quitandas e outras comidas típicas, como umbigo de banana e tutu de feijão com carne de panela. Na quinta-feira (13), a Associação de Mulheres Empreendedoras do Salto (Ames) foi registrada em cartório e elas ganharam um CNPJ. Heloísa Moutinho, presidente da Ames, fala com orgulho sobre a criação. “Estou muito feliz! Não é de agora que estamos buscando os recursos”, afirmou.

Heloísa explicou que o processo contou com o incentivo de diversas pessoas. “O prefeito Ângelo Oswaldo foi importantíssimo, foi ele quem conversou com a gente e mostrou que seria bom a criação de uma associação”, contou. Há cerca de um ano, ela vem mobilizando a comunidade para conseguir o valor necessário para o registro. “Já somos reconhecidas como um modo de economia criativa da cidade e participamos de feiras. Mas, ainda não tínhamos nos organizado como associação”, esclareceu.

Formada por 30 mulheres voltadas para a culinária, a Ames tem o objetivo de agregar outros fazeres, como o artesanato. Para o prefeito Ângelo Oswaldo, a iniciativa amplia as possibilidades de geração de renda. “A força realizadora das mulheres de Santo Antônio do Salto já é demonstrada no Festival de Culinária e Cultura, com a associação, vão empreender muito mais e realizar ainda mais em favor do grande distrito”, ressaltou.

Com a formalização, as empreendedoras conseguem se inscrever em projetos, participar de exposições, eventos e capacitações em parceria com os setores público e privado. Além disso, conseguem captar recursos por meio de editais de incentivo e repasses vinculados.

Festival de Culinária e Cultura de Salto

O festival gastronômico está no calendário de eventos de Ouro Preto e acontece, anualmente, no terceiro domingo de agosto. São apresentados pratos típicos feitos pelas quituteiras, têm exposição de outras manifestações culturais e apresentações artísticas. 

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni