As cidades que compõem a Região dos Inconfidentes realizaram o ritual jurídico que marca o encerramento oficial do processo eleitoral, e validam os eleitos em outubro de 2024 para assumirem os poderes executivo e legislativo, de janeiro de 2025 a dezembro de 2028.
Ouro Preto
A primeira cidade da região a diplomar seus eleitos foi Ouro Preto, na quinta-feira (12), no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A solenidade, conduzida pela Justiça Eleitoral, confirmou os mandatos do prefeito, da vice-prefeita e dos 15 vereadores que atuarão no período de 2025 a 2028. Com 80% dos parlamentares reeleitos, a nova composição da Câmara conta também com três novos integrantes.
Organizada pela Câmara Municipal, a diplomação teve como destaque a entrega dos certificados pela juíza eleitoral Ana Paula Lobo, que esteve acompanhada do chefe do cartório Marcelo Rolim Silva de Queiroz e do promotor de Justiça Thiago Corrêa Afonso. Entre os convidados de honra estavam o presidente da OAB local, Robson Figueiredo, o prefeito Angelo Oswaldo (PV) e o atual presidente da Câmara, José Geraldo Muniz, conhecido como Zé do Binga.
Itabirito
O prefeito e o vice-prefeito eleitos em Itabirito, Dr. Elio da Mata (Cidadania) e Raphael Rondow (PSB), foram diplomados pela Justiça Eleitoral na quarta-feira, dia 18 de dezembro. A cerimônia realizada no Cine Teatro Liz Bastos também foi marcada pela diplomação dos vereadores eleitos.
Estiveram presentes o juiz e o promotor Eleitoral de Itabirito, Antônio Francisco Gonçalves e Umberto de Almeida Bizzo, o prefeito, Orlando Caldeira, o presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Martins, a presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itabirito (OAB), Paula Maria Soares Campos, demais autoridades civis, militares e da Guarda Civil Municipal, além de membros da sociedade civil.
“Neste último ato encerramos os trabalhos da Justiça Eleitoral para o pleito de 2024. Desejamos sorte e sabedoria aos novos gestores para que Itabirito continue no caminho do progresso”, enfatizou o juiz Antônio Francisco Gonçalves.
Mariana
Mariana diplomou seus eleitos na manhã de 19/12, conjuntamente à cidade de Diogo de Vasconcelos, no auditório do hotel Providência, em Mariana.
A mesa de cerimônia foi presidida pela Juíza Eleitoral Cirlaine Maria Guimarães, e contou, em sua composição, com o representante da Subseção Mariana da OAB, Bernardo Campomizzi Machado, com o Chefe de Cartório Oliveira Marinho Ventura, com o prefeito de Mariana Celso Cota Neto, com o prefeito de Diogo de Vasconcelos Domingos Antunes Vieira, com o presidente da Câmara de Diogo de Vasconcelos, Célio de Souza e com o vice-presidente da Câmara de Mariana, Fernando Sampaio de Castro.
Os candidatos eleitos a prefeito, Juliano Duarte por Mariana, e João Cláudio por Diogo de Vasconcelos, bem como seus vices e os vereadores eleitos receberam das mãos da juíza eleitoral os diplomas, destacando a ausência do candidato eleito a vereador por Diogo de Vasconcelos, Geraldo Magela Gonçalves.
Com a diplomação concluída, os eleitos se preparam para a cerimônia de posse, programada para 1º de janeiro de 2025, data que marca o início oficial de seus mandatos.