O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
4 min

Dia da Independência: Praça Tiradentes é palco de desfile de 7 de setembro, em Ouro Preto

Dia da Independência: Praça Tiradentes é palco de desfile de 7 de setembro, em Ouro Preto

Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore

O tradicional desfile cívico de 7 de Setembro reuniu centenas de pessoas, neste domingo (7), na Praça Tiradentes, no Centro Histórico de Ouro Preto. A edição de 2025 celebrou os 203 anos de Independência do Brasil.

A programação teve início às 8h, com as apresentações das aclamadas fanfarras escolares da rede municipal e estadual de ensino de Ouro Preto, de escolas temáticas e a participação das forças de segurança. Em frente ao Museu da Inconfidência, ocorreu o hasteamento das bandeiras, seguido da execução do Hino Nacional, do Hino da Independência e do Hino da cidade histórica.

Em um espetáculo à parte, as ruas e os cenários históricos de Ouro Preto foram tomadas de emoção, cores e músicas. A primeira a entrar na pista de desfile foi a APAE Ouro Preto, seguida pela riqueza do preto, dourado e azul da Escola Municipal Izaura Mendes, pelo brilho do vermelho e azul da Escola Estadual Marília de Dirceu, dos tons branco e amarelo da Escola Municipal Professora Juventina Drummond, e finalizando as apresentações, a resplandecência do azul e branco da Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade.

Um dos destaques da solenidade foi a homenagem produzida pela fanfarra do Horácio Andrade para Éder da Silva, ex-membro do grupo musical, falecido em novembro de 2024. “Seu amor pela fanfarra jamais será esquecido. Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito. Viva em nossos corações e memórias, Éder da Silva. Presente em cada compasso da nossa música”, dizia a mensagem erguida e ecoada pelos representantes da escola estadual.

Os integrantes tocaram instrumentos de sopro e de percussão, músicas clássicas e empolgantes para levar ritmo às comemorações do Dia da Independência, além de resgatar e reforçar os valores de liberdade, cidadania e democracia. Os participantes se prepararam por vários meses para o evento.

Entre as autoridades presentes na cerimônia da Cidade Patrimônio Mundial estavam o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), da vice-prefeita, Regina Braga, a vice-reitora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Roberta Fróes, o secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, o secretário de Saúde, Leandro Moreira, a secretária e a secretária-adjunta de Educação, Deborah Etrusco, e Sílvia Teixeira, respectivamente, o presidente da Câmara Municipal, Vantuir Silva (Avante), o vereador Carlinhos Mendes (Avante), e contou com a presença de representantes de escolas municipais e estaduais, forças de segurança e entidades civis.

Autoridades comentam a importância do 7 de setembro

A vice-reitora da UFOP, Roberta Fróes, foi escolhida para ser a oradora oficial do evento no município mineiro. Em seu discurso, ela destacou o sentimento diante dessa data especial. “Quando celebramos, hoje, a Independência do Brasil, nós celebramos, também, a esperança de que cada pessoa deste país possa viver plenamente a sua própria independência, em todos os aspectos e contextos”, mencionou.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, reafirmou o orgulho pelo país e a busca por um Brasil mais justo, unido e democrático. “Neste dia da Nação Brasileira, rememoramos uma história que começou aqui, em Ouro Preto, em 1720. Nós percebemos o sentido da Independência, quando temos a Constituição e a democracia respeitadas. Esta é a mensagem maior do dia 7 de setembro de 2025. O Brasil é independente! Viva o Brasil!”, declarou.

A solenidade deste ano foi um momento de reflexão, união, conexão com o país e de enfatizar o patriotismo. O desfile demonstrou representatividade e o reconhecimento da dedicação dos participantes.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni