Imagem: Divulgação CEMIG/Victória Oliveira
Mais de 50 mil pessoas em Itabirito e outros municípios da região passam a contar com reforço no fornecimento de energia elétrica após a entrada em operação da Subestação Itabirito 4, energizada pela Cemig na semana passada. O equipamento, instalado na cidade, integra um conjunto de investimentos para ampliar a capacidade e a estabilidade da rede elétrica local.
A nova subestação tem potência de 15 megavolt-ampères (MVA) e é acompanhada por uma linha de distribuição metálica de alta tensão, com 138 quilovolts (kV). A estrutura vai atender cerca de 17 mil clientes, mas promete beneficiar diretamente mais de 50 mil pessoas em Itabirito, Moeda e Nova Lima, além de bairros, subdistritos e localidades como Água Limpa, Córrego do Bação, Cabral, Saboeiro e São Gonçalo do Bação.
De acordo com a Cemig, a entrada em operação da subestação deve melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica na região, garantindo maior estabilidade, segurança e disponibilidade do serviço, especialmente em uma área com forte atividade econômica e crescimento constante.
A Subestação Itabirito 4 foi construída no modelo de Subestação Compacta Integrada (SECI), uma tecnologia que permite que grande parte da estrutura seja montada e testada antes da instalação definitiva, reduzindo o tempo das obras no local e os impactos durante a execução.
Segundo o gerente de Distribuição de Alta Tensão da Cemig na regional Mantiqueira, Jonathan Aguiar Esperidon, a obra é considerada estratégica para o desenvolvimento da região. Ele destaca que o reforço no sistema elétrico é essencial para atender à demanda de setores como a mineração e outras atividades produtivas. “A chegada de uma infraestrutura elétrica mais robusta será fundamental para impulsionar o desenvolvimento desse e de outros setores”, afirma.