Marcos Delamore
Um casarão centenário de Ouro Preto passará a abrigar o anexo administrativo da Câmara Municipal. Localizado à Rua Cláudio Manoel, no Centro, o novo equipamento é vizinho à Casa de Leis e garantirá melhores condições de funcionamento e atendimento ao público. A intervenção faz parte das obras do Programa de Restauração e Reforma do prédio histórico.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (28/11) pelo presidente da Casa, vereador Vantuir Silva (Avante), e pelo prefeito da Cidade Patrimônio Mundial, Angelo Oswaldo. Durante o encontro no Plenário da Câmara, o Poder Legislativo e as empresas SEPRES Engenharia e Bom Jesus Projetos firmam o acordo para o início das atividades de recuperação da construção.

Nesta segunda-feira (1º/12), as obras serão oficialmente iniciadas no casarão histórico. O projeto está orçado em mais de R$ 8 milhões e tem previsão para a conclusão em aproximadamente 18 meses.
Em entrevista ao jornal O Liberal Inconfidentes, o presidente Vantuir informou que a iniciativa é um processo de expansão, acessibilidade e modernização das infraestruturas da Casa Legislativa. “A ideia da atual Presidência e da Mesa Diretora é de que, até 2026, todos os serviços administrativos e o Centro de Atendimento ao Cidadão sejam transferidos para o anexo. Na sede, continuarão o Plenário, os gabinetes dos parlamentares e os serviços de secretaria”, explicou.
O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou a importância da iniciativa e esclareceu o processo de compra da nova instalação do Poder Legislativo ouro-pretano. “A Câmara precisava de mais espaço. Foi um recurso reservado pela Câmara, através do ex-vereador Juliano Ferreira e pelo vereador Luiz Gonzaga (PSB), e integralizado pelo Executivo, em 2021, para efetivação da compra. Nós viabilizamos a compra por cerca de R$ 2 milhões e seiscentos mil. Muitas pessoas criticaram, na época. A Câmara está neste prédio há 170 anos, porém cresceu, presta inúmeros serviços, tem um contingente expressivo de servidores e assessores, e precisava de espaço”, declarou.
Cláudio Vieira Lisboa, sócio-fundador e engenheiro da SEPRES, celebrou a parceria e comentou sobre a relevância da obra para a cidade histórica. “Gostaria de agradecer à Câmara por nos ter confiado a restauração desse belíssimo casarão. Esperamos fazer, neste casarão, a restauração e o que a gente já tem feito em outros casaroes”, disse. A SEPRES foi a empresa responsável pelo processo de restauro da Catedral da Sé, em Mariana, e da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e São Miguel e Almas, em Ouro Preto.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, a Câmara deve permanecer na Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica. “É muito louvável a iniciativa da Câmara em ter pensado em permanecer na Praça Tiradentes. Seria um erro grave qualquer alternativa de mudança dessa sede. Preservar é um dever de cada cidadão e cidadã de Ouro Preto e a Câmara tem se mostrado parceira da preservação do patrimônio, dada às iniciativas que ela tem apoiado junto à própria secretaria”, afirmou.
A solenidade contou, também, com a presença dos vereadores Alex Brito (PDT), Kuruzu (PT), Lílian França (PV), Luciano Barbosa (MDB), Luiz Gonzaga (PSB), Matheus Pacheco (PV), Renato Zoroastro (PSB) e Wemerson Titão (PT), além de parte do Secretariado Municipal e funcionários da Câmara.