O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

Carnaval de Ouro Preto 2026 fará homenagem à Sinhá Olímpia

Carnaval de Ouro Preto 2026 fará homenagem à Sinhá Olímpia

Sinhá Olímpia será a grande homenageada do Carnaval de Ouro Preto 2026. Imagem: Milton Trópia / Texto: Patrick Araújo

Este ano marca os 50 anos do falecimento de uma das personagens mais conhecidas da história da cidade

Ouro Preto se prepara para mais um carnaval histórico. Este ano, o tema do carnaval será “Sinhá Olímpia, quem é você?”, uma grande homenagem a uma das personagens mais interessantes e curiosas da história da cidade. A festividade tem início na quinta-feira, 12 de fevereiro, e segue até a madrugada de terça-feira, 17 de fevereiro, com apresentações musicais, desfiles dos blocos caricatos, desfiles das escolas de samba, além do carnaval universitário promovido pelas repúblicas estudantis.

O Carnaval de Ouro Preto, conhecido como um dos maiores e mais tradicionais de Minas Gerais, tem se consolidado nos últimos anos como a festividade perfeita para os foliões que desejam fugir da muvuca dos grandes centros. Uma festa feita para toda a família e para todo tipo de folião. O evento conta com a apresentação de aproximadamente 60 blocos de rua, que colorem as ladeiras históricas da cidade, além do tradicional desfile das sete escolas de samba, que transformam a Praça Tiradentes na passarela do samba. Também há apresentações musicais na sede e nos distritos, e o carnaval infantil para os pequenos foliões.

“Sinhá Olímpia, quem é você?”

Olympia Angélica de Almeida Cotta, a Sinhá Olímpia, foi uma das figuras mais icônicas da história ouro-pretana. Sinhá Olímpia nasceu em Santa Rita Durão, distrito de Mariana, cidade vizinha a Ouro Preto, em 1889.

Com suas roupas coloridas, chapéus enfeitados com flores, bijuterias grandes, um cajado todo ornamentado com flores e tiras de papel colorido e sempre com um cigarro na boca, ela andava pelas ladeiras históricas da cidade contando histórias, vivências e “causos”. Foi considerada por Rita Lee como a primeira hippie brasileira, e suas façanhas estão presentes em obras de arte, músicas, pousadas, restaurantes e até como tema de desfile da Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, no Carnaval de 1990, no Rio de Janeiro. O ano de 2026 marca os 50 anos de seu falecimento.

Quanto à programação do Carnaval, a Prefeitura informa que em breve serão divulgados todos os detalhes e promete uma festa cheia de tradição e alegria para todos os foliões.

Todos os Direitos Reservados © 2026

Desenvolvido por Orni