Imagem: Isadora Hadassa/Marcos Delamore
Um dos blocos mais simbólicos e tradicionais de Ouro Preto, a Bandalheira Folclórica Ouropretana (BAFO) está confirmada na programação do Carnaval de 2026 da cidade histórica. Conhecida por arrastar multidões e embalar foliões, o grupo folclórico promete repetir o sucesso de décadas no maior carnaval do interior de Minas Gerais.
Após um longo imbróglio, que preocupou os foliões e moradores da cidade, o bloco confirmou três dias de desfiles durante a festividade mais aguardada do calendário anual de eventos ouro-pretano. As apresentações estão marcadas para os dias 15, 16 (Bandalheira Mirim) e 17 de fevereiro, às 15 horas, horário típico de saída do cortejo. O bloco é reconhecido como um dos principais representantes do carnaval de rua da Região dos Inconfidentes e do estado.
Com mais de 50 anos de história, o grupo passou por um período conturbado de indefinições de caráter familiar e patrimonial, em meio a um processo judicial de usucapião envolvendo o imóvel utilizado pela instituição. O bloco, fundado em 1972, leva alegria e música ao som de instrumentos de todas as épocas em uma sintonia única, autêntica e identitária.
Criada na Cidade Patrimônio Mundial, a Bandalheira nasceu como uma sátira às bandas militares, misturando disciplina com bagunça organizada, em forma de protesto e diversão, e reúne uma trajetória de anos de participação na folia. Considerado uma das manifestações mais originais do carnaval regional, o grupo tornou-se um patrimônio afetivo e cultural de Ouro Preto, pela alegria, irreverência e ritmo contagiante, que atrai foliões de diferentes idades e mantém viva a tradição carnavalesca no município mineiro.
Os desfiles serão realizados pelas ruas e ladeiras históricas de Ouro Preto, as quais prestigiam o tradicional cortejo do clássico uniforme composto por um penico branco na cabeça, camisa social branca, gravata preta, cinto preto com rolo de papel higiênico, calça e calçado pretos. Por onde passa, a Bandalheira encanta e abrilhanta as multidões.
O cortejo terá início com a concentração na sede da entidade, na Rua Donato da Fonseca, 58, no bairro Rosário, com o desfile seguindo pelas vias centrais de Ouro Preto até a Praça Tiradentes, no coração da cidade histórica.