Imagem: Marcos Delamore / Marcos Delamore
Uma sessão solene da Câmara Municipal de Ouro Preto homenageou cerca de 20 pessoas e instituições com a Medalha Bernardo Pereira de Vasconcellos e a Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho. As homenagens foram promovidas no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Durante a solenidade, os agraciados receberam um importante reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos, em diversos setores, para a Cidade Patrimônio Mundial.
Presidida pelo vereador Vantuir da Silva (Avante), presidente da Câmara Municipal, a solenidade reuniu parlamentares, autoridades municipais, convidados e os homenageados de 2025, que, por meio de suas ações e iniciativas, demonstraram um profundo compromisso com a cidade histórica e o futuro de Ouro Preto. “Cada um de vocês, que foi homenageado, sairá mais fortalecido para continuar a contribuir com Ouro Preto. Parabéns aos homenageados por somar com o nosso município”, frisou Vantuir.
O presidente Vantuir (Avante) e o vereador Mercinho (MDB) protagonizaram um momento emocionante. Ao lado de seus pais, José Martins da Silva (Senhor Neguinho), integrante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouro Preto, e Maurílio Zacarias Gomes, vereador por 7 mandatos consecutivos e ex-presidente da Casa Legislativa de Ouro Preto, respectivamente, tiveram a honra de conceder as honrarias aos homenageados.
“Me senti muito honrado por ter o nome do meu pai sido indicado pelo vereador Renato Zoroastro. Fico muito feliz e sou grato por isso. Minha família tem gratidão eterna por essa homenagem”, celebrou o presidente da Casa Legislativa de Ouro Preto.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), relembrou o patrono Bernardo Pereira de Vasconcellos, a quem dá nome à Câmara Municipal de Ouro Preto, para a valorização da cidadania e da democracia. “Bernardo Pereira de Vasconcellos foi um ouropretano que contribuiu para consolidar aquilo que sonhavam os inconfidentes, a Independência do Brasil. Ele teve uma ação decisiva na afirmação da Independência, proclamada em 1822. A nossa Câmara Municipal presta homenagens e reconhece méritos de pessoas que, de fato, têm contribuído para com setores variados da vida de Ouro Preto, enriquecendo o nosso quadro sócio-comunitário e multiplicando ações que são fundamentais na vida de Ouro Preto e seus distritos, todos muito bem representados”, enfatizou o prefeito de Ouro Preto.
Medalha Bernardo Pereira de Vasconcellos
A Comenda Bernardo Pereira de Vasconcellos reconhece a Bernardo Pereira de Vasconcellos, administrador, jornalista, deputado e senador, considerado uma das personalidades políticas mais importantes e influentes do Período Imperial, no Brasil. Em homenagem ao patrono da Casa Legislativa, a Câmara Municipal de Ouro Preto criou essa honraria com o intuito de homenagear personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.
Nesta categoria, os agraciados de 2025 foram: Domingos Gomes; João Guilherme Porto; José Martins da Silva; Maurílio Zacarias Gomes; e Ordem dos Advogados do Brasil de Ouro Preto.
O presidente da 49ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Ouro Preto, Lucas de Assis Sena Santos, foi o escolhido para representar os homenageados desta honraria e, em seu discurso, reafirmou a importância da advocacia como instrumento de cidadania e transformação social.
“Ao recebermos essa medalha, reforçamos o sentimento de que o nosso trabalho não se dá, apenas, em um aspecto interno de um órgão de classe, no suporte, fiscalização e capacitação, atividade que realizamos de forma ininterrupta, vigilante e com excelência, nossas atividades também são voltadas para a população ouropretana, em defesa dos direitos dos cidadãos. Essa medalha destaca a renovação do compromisso em continuar o trabalho ético e cidadão em nosso município, na construção de uma sociedade mais justa, com respeito aos direitos humanos e ao Estado Democrático de Direito”, disse Lucas de Assis.
Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho
A Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho é uma homenagem a personalidades e entidades que realizam trabalhos ou ações relevantes em prol da preservação e do desenvolvimento turístico e cultural de Ouro Preto.
Idealizada pelo vereador José Geraldo Muniz (Zé do Binga), a comenda enaltece Genival Alves Ramalho, que foi prefeito do município por duas vezes e responsável por grandes conquistas e modificações na estrutura de Ouro Preto.
O parlamentar ressaltou a importância da comenda e o mérito dos homenageados: “Genival Alves Ramalho deixou um enorme legado na cidade de Ouro Preto, que valoriza o turismo e os profissionais que tanto fazem pelo município”, declarou Zé do Binga.
Em 2025, Os agraciados com essa homenagem foram: Ana Conceição Guimarães Pereira (“Preta da Chapada”); Canal Santa Rita de Ouro Preto o Nosso Distrito; Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto; Circuito Palma Preta; Flávio Lemes da Silva Malta; Frederico Dallis Fonseca de Toledo; Gabriel Silva Moreira; José Raimundo Liberato; Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp; Nathália Moreira; Paulo Cezar da Rocha Alves; Reinaldo Donizete Alves Pereira; Rodrigo Câmara; e Tuian Santiago Cerqueira.
Representado os agraciados nesta sessão, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp salientou a atuação dos homenageados na preservação e no desenvolvimento turístico e cultural da Cidade Patrimônio Mundial.
“Agradeço, sobretudo, ao povo ouropretano, que é o verdadeiro guardião da memória, da tradição e da identidade deste território. É uma honra dividir essa noite com os demais homenageados que, de formas diferentes, mas complementares, atuam para fortalecer a vida cultural, social e econômica da nossa cidade”, celebrou Marcos Knupp.
As indicações e consequentes condecorações ressaltam as pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade ouropretana em múltiplos aspectos, como: cultura e turismo.