Imagem: Marcos Delamore / Por Marcos Delamore
Entrou em operação, nesta semana, o novo sistema de votação eletrônica no Plenário Bernardo Pereira de Vasconcellos, da Câmara Municipal de Ouro Preto. O Legislativo ouro-pretano passa a dispor de equipamentos inovadores que auxiliam na transparência, modernização e no acompanhamento em tempo real das votações durante as sessões.
A medida integra o projeto Câmara Recicla e representa uma importante economia aos cofres do Legislativo, além de reduzir a emissão de papel, fazendo com que o trâmite de papéis entre os setores da Câmara seja praticamente reduzido a zero. Para contar com a aparelhagem tecnológica, o Legislativo desembolsou mais de R$ 400 mil. Os parlamentares passaram por um treinamento para a votação eletrônica.
O painel digital permite maior controle, comunicação e transparência nas sessões plenárias e facilita os trabalhos da Mesa Diretora. Todas as informações como a presença dos vereadores, matérias em votação, votos dos parlamentares, ficam evidentes ao público por meio de uma tela instalada no plenário.
Para o presidente da Casa de Leis de Ouro Preto, Vantuir Silva (Avante), esse marco é mais um avanço para a Câmara Municipal. “O sistema implantado na nossa Câmara é o mesmo usado pelo Senado Federal, o que nos faz avançar, e muito, no quesito de tecnologia. Mais do que isso, estamos respeitando o meio ambiente e diminuindo em 99% a emissão e uso de papel nos trabalhos internos”, declarou Vantuir.
Com o novo dispositivo, o trabalho dos legisladores será otimizado, permitindo mais produtividade e dinamismo nas discussões dos projetos em pauta. O primeiro secretário da Câmara de Ouro Preto, Renato Zoroastro (PSB), ressaltou a ligação entre a tradição do casarão histórico e a tecnologia.
“Inovação e tecnologia em uma casa secular, que guarda as características culturais marcantes da nossa cidade, que agora conta com um excelente equipamento que vai auxiliar bastante os nossos trabalhos”, afirmou Zoroastro.
O diretor do departamento de Tecnologia da Informação da Câmara Municipal de Ouro Preto, Denilson Maciel, detalhou as funcionalidades do sistema. “É um ganho enorme para os vereadores e a população. Muda todo o formato dentro do plenário e a informação que vai para o cidadão, através do site, terá mais transparência”, disse.
A Câmara Municipal de Ouro Preto recebeu uma reestruturação do plenário, com a adesão de equipamentos de alta tecnologia e mudanças na disposição dos parlamentares, oferecendo modernidade, eficiência e um espaço pensado em contribuir para com as demandas da população ouro-pretana.