Imagens: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
Uma sessão solene da Câmara Municipal de Ouro Preto homenageou mais de 50 pessoas e instituições com os Diplomas de Cidadania Honorária e de Honra ao Mérito. As homenagens se inserem nas atividades da Semana de Aniversário de Ouro Preto e foi promovida no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Durante a solenidade, foram relembrados momentos marcantes de cada homenageado e um importante reconhecimento aos trabalhos realizados em prol do desenvolvimento do município.
Presidida pelo vereador Vantuir da Silva (Avante), presidente da Câmara Municipal, a solenidade reuniu parlamentares, autoridades políticas e religiosas, convidados e os homenageados de 2025, que, com suas trajetórias e iniciativas, demonstraram um profundo compromisso com a cidade histórica e o futuro de Ouro Preto. “É uma data muito importante. Os títulos de Cidadania Honorária e de Honra ao Mérito são os de maior importância da nossa Casa Legislativa. Essas homenagens destacam pessoas e entidades que valorizam e acreditam que Ouro Preto é importante no cenário estadual e nacional”, frisou Vantuir.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), comentou o momento de celebrações de aniversário da cidade e da Casa de Leis para a valorização da cidadania e da democracia. “Esse momento é muito especial. O dia 08 de julho é o dia da cidade e o dia da criação da Câmara Municipal de Ouro Preto. Nós sempre comemoramos essa data com essa reunião solene da Câmara. No dia 08 de julho de 1711 foi instalada a Câmara, que é a prova da nossa cidadania. Que esses compromissos democráticos e tão sonhados permaneçam para sempre. Esses títulos de Cidadania Honorária e de Honra ao Mérito foram entregues a pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento de Ouro Preto, a valorização da nossa gente e para resultados positivos na vida de Ouro Preto” afirmou.
O discurso de Angelo Oswaldo também ficou marcado pelas duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pela manifestação de apoio ao presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, diante das sanções econômicas e políticas impostas pelo líder norte-americano ao Brasil. “Nesse momento tão conflituoso da história do nosso país e do mundo, precisamos ter fé na democracia. Que honremos o Presidente da República, Lula, quando ele é desacatado por uma autoridade que não tem competência para se manter na presidência de seu próprio país”, disse.
Título de Cidadania Honorária
A Casa Legislativa de Ouro Preto instituiu o Título de Cidadania Honorária com o objetivo de homenagear pessoas que não são naturais da Cidade Patrimônio Mundial e que contribuem para o desenvolvimento da cidade, tornando-os, simbolicamente, cidadãos de Ouro Preto.
O Deputado Federal, Paulo Abi-Ackel (PSDB), natural da capital mineira, Belo Horizonte, foi o escolhido para representar os homenageados desta honraria e, em seu discurso, enalteceu sua relação e comprometimento com Ouro Preto.
“Enquanto eu tiver a honra de representar Minas Gerais, Ouro Preto terá, em Brasília, um defensor vigilante e dedicado. Ouro Preto, mais do que nunca e a partir de hoje, será a minha causa e o meu estandarte. Reafirmo o meu compromisso eterno com essa cidade e continuarei trabalhando para honrar a confiança de todos, defendendo os interesses de Ouro Preto, contribuindo para o seu desenvolvimento sustentável e para a geração de oportunidades para o seu povo. Gostaria de agradecer a todos pelo acolhimento caloroso que sempre me deram e por me aceitarem, oficialmente, como parte de sua comunidade. Que Ouro Preto continue a ensinar Minas e o Brasil”, destacou Paulo Abi-Ackel.
Diploma de Honra ao Mérito
O Diploma de Honra ao Mérito tem a finalidade de reconhecer pessoas e entidades que realizam trabalhos de significativa importância para preservar e impulsionar o município.
O secretário municipal de Governo, Yuri Assunção, celebrou a honraria e defendeu o respeito, a harmonia e a presença dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na cerimônia. “É uma gratidão muito grande estar presente e representando todos que receberam essa menção de honra. Ouro Preto é uma herança e um compromisso, que nós precisamos renovar a cada dia. Gostaria de registrar a harmonia entre os Três Poderes, com a presença de representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e essa é uma mensagem que nossa cidade passa e transmite a nível estadual e nacional do respeito que precisa haver entre os poderes, o pilar de todo Estado Democrático de Direito. E é isso que fortalece nossa democracia. Em Ouro Preto, nós temos guerreiros que amam a nossa cidade, que vão proteger a nossa cidade”, enfatizou Yuri.
As indicações e consequentes condecorações ressaltam as pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade ouropretana em múltiplos aspectos, como: educação, saúde, cultura, entre outros.
Homenageados:
TÍTULO DE CIDADANIA HONORÁRIA: Affonso Furtado Silva, Aisllan Diego de Assis, Andrea Gomes Campos, Assuero Cândido do Vale, Daniel de Souza Alves, Deputado Federal Paulo Abi-Ackel, Desembargador Pedro Aleixo Neto, Gilson Fernandes Antunes, Gustavo Henrique Oliveira Leite, José Álvaro Tadeu Ferreira, José Antônio Gonçalves Ferreira, José Maria da Silva, Karine Ondina Iziliani, Luciano Campos da Silva, Luciano Lage Torres Alves, Luiz Carlos dos Santos, Luiz Orione da Silva (In Memoriam), Padre Harley Carlos de Carvalho Lima, Padre Wesley Pires dos Santos, Pastor Renato Rodrigues Pereira, Ricardo Azoubel da Mota Silveira, Rodrigo Ramalho da Silva, Silvia Gabriel Teixeira, Volni Fernando Martins (In Memoriam), William Thomas Von Kruger, Zara Figueiredo Tripodi.
DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO 2025: Academia do Daniel, Agência Cultural FCA, Arthur Antunes Ferreira, Comitiva “Pé no Estrivo”, Danielle Guimarães Lima e Silva- Rapper Maju, Deputado Estadual João Vítor Xavier, Empresa Concreto Minas do Grupo Cascudo, Equipe do Sine Ouro Preto, Escola Municipal de Educação Infantil Cirandinha, Geraldo Lopes de Paula- Padre Lelete (In Memoriam), Grupo “Auta de Souza”, Igor Cristian Rodrigues, Instituto Saberes do Território, João Pedro Rocha Avellar, Ladmir Evangelista Felipe, Lander Braga Calais Correia Pinto, Leidiana de Fátima Gonçalves, Luiz Gustavo de França, Márcio Ferreira Marques, Pastora Ana de Oliveira Felício, Polícia Militar de Minas Gerais, Projeto “Cavalo Cura”, RAPS- Rede de Atenção Psicossocial do município de Ouro Preto, Restaurante “Seu Bartô”, Ronaldo Giordana Faria, Yuri Borges Assunção