Vicente em episódio da série “Nosso Posto Petrobrás”,em 2018
Imagem: Postos Petrobrás/Victória Oliveira
Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, perdeu neste fim de semana um de seus nomes mais marcantes da história recente. Faleceu no sábado, 27 de setembro, aos 88 anos, Vicente Pedrosa, empresário e ex-vereador, reconhecido por sua trajetória de muito trabalho, dedicação à família e simplicidade nas relações com clientes e colaboradores.
Proprietário da Rede Pedrosa de Postos, Vicente começou sua história no comércio ainda muito jovem. Passou os primeiros anos de vida em Santo Antônio do Leite, mas, ainda na infância, mudou-se para Cachoeira do Campo. Foi nesse período que começou a ajudar no armazém da família, onde aprendeu cedo o valor da responsabilidade. Aos 12 anos já “colocava a mão na massa”, operando as bombas manuais de combustível instaladas no mercadinho.
Com o tempo, ganhou experiência e, aos 24 anos, assumiu o gerenciamento do posto, indicado pelo pai para tomar conta do negócio. A partir daí, deu início a uma trajetória de empreendedorismo que se expandiria para além de Cachoeira do Campo, com unidades também em Ouro Preto e Itabirito, chegando a contar com cinco postos em funcionamento simultâneo. Atualmente, a rede mantém o posto matriz em Cachoeira do Campo, o Posto Esperança em Itabirito e o Posto Horto dos Contos, em Ouro Preto.
Casado há mais de 60 anos com Dalva Xavier, que agora se despede do companheiro de vida, Vicente deixa também dois filhos — Vicente Júnior, conhecido como Juninho, e Alexandre Pedrosa, além de três netos.
Nas redes sociais, parentes, amigos e clientes prestaram homenagens, ressaltando sua simpatia, apesar da seriedade, e o compromisso que sempre demonstrou com os funcionários e com todos ao seu redor. A Prefeitura de Ouro Preto decretou luto oficial em sua memória. O velório aconteceu no domingo (28) no Lions Club de Cachoeira do Campo, e o sepultamento foi realizado no Cemitério da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré.
Cachoeira do Campo se despede de Vicente Pedrosa com gratidão pela história construída e pelo legado que seguirá inspirando as próximas gerações.
Recebimento da medalha Pedro Aleixo em Mariana há dois anos atrás